PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM ABORDAGEM A FENÔMENOS ÓPTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Regiani Natalli-
Autor(es): dc.contributor.authorBittencourt, Paulo Rodrigo Stival-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T01:32:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T01:32:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-09-
identificador: dc.identifier.otherFENÔMENOSÓPTICOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722365-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, de modalidade qualitativa, teve como objetivo estudar a aplicação de uma sequência didática de natureza interdisciplinar para o ensino de conceitos relacionados à óptica, aproveitando os pressupostos da aprendizagem significativa e atividades experimentais. Química e física se complementam estudando o mesmo fenômeno dentro da especificidade de cada disciplina, porém quando abordados de forma isolada, pode haver dificuldade de compreensão pelo estudante. Assim o tratamento interdisciplinar do conhecimento se faz necessário de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e a Base Nacional Comum Curricular. As atividades com os alunos foram desenvolvidas em 6 etapas, onde foram estudados respectivamente, os conteúdos: reflexão e refração; modelo atômicos; modelo atômico de Bohr e o início da Física Quântica; fluorescência e fosforescência. Além de aulas expositivas, leituras, debates, produção de mapas mentais e conceituais e pesquisas, os estudantes foram divididos em quatro grupos para montagem, execução e apresentação de experimentos, os quais foram sugestionados e solicitados pelo professor. Posteriormente, os mesmos experimentos foram apresentados numa feira de Ciências. O desdobramento da sequência didática elencou vários conceitos comuns entre a Física e Química, reportou a importância da Ciência na compreensão dos fenômenos e no desenvolvimento de tecnologias, abordou questões ambientais e de saúde, que foram surgindo se integrando e concretizando a contextualização. O desenrolar do trabalho indicou que as atividades experimentais associadas às discussões, elaboração de hipóteses e análise de dados, dentro de uma problematização e de caráter investigativo, podem trazer integração entre os conteúdos estudados nas duas disciplinas aqui em destaque. Desta forma, a sequência didática pode ser considerada um material que tem potencial de desenvolver a aprendizagem significativa pela predisposição dos estudantes para aprender os conteúdos aplicados, atingindo os objetivos de diminuir o limiar entre a Química e a Física, e contextualizar demonstrando que o conhecimento adquirido na escola não está em dissonância com o cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent497KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÓpticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM ABORDAGEM A FENÔMENOS ÓPTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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