Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Regiani Natalli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T01:32:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T01:32:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | FENÔMENOSÓPTICOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, de modalidade qualitativa, teve como objetivo estudar a aplicação de uma sequência didática de natureza interdisciplinar para o ensino de conceitos relacionados à óptica, aproveitando os pressupostos da aprendizagem significativa e atividades experimentais. Química e física se complementam estudando o mesmo fenômeno dentro da especificidade de cada disciplina, porém quando abordados de forma isolada, pode haver dificuldade de compreensão pelo estudante. Assim o tratamento interdisciplinar do conhecimento se faz necessário de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e a Base Nacional Comum Curricular. As atividades com os alunos foram desenvolvidas em 6 etapas, onde foram estudados respectivamente, os conteúdos: reflexão e refração; modelo atômicos; modelo atômico de Bohr e o início da Física Quântica; fluorescência e fosforescência. Além de aulas expositivas, leituras, debates, produção de mapas mentais e conceituais e pesquisas, os estudantes foram divididos em quatro grupos para montagem, execução e apresentação de experimentos, os quais foram sugestionados e solicitados pelo professor. Posteriormente, os mesmos experimentos foram apresentados numa feira de Ciências. O desdobramento da sequência didática elencou vários conceitos comuns entre a Física e Química, reportou a importância da Ciência na compreensão dos fenômenos e no desenvolvimento de tecnologias, abordou questões ambientais e de saúde, que foram surgindo se integrando e concretizando a contextualização. O desenrolar do trabalho indicou que as atividades experimentais associadas às discussões, elaboração de hipóteses e análise de dados, dentro de uma problematização e de caráter investigativo, podem trazer integração entre os conteúdos estudados nas duas disciplinas aqui em destaque. Desta forma, a sequência didática pode ser considerada um material que tem potencial de desenvolver a aprendizagem significativa pela predisposição dos estudantes para aprender os conteúdos aplicados, atingindo os objetivos de diminuir o limiar entre a Química e a Física, e contextualizar demonstrando que o conhecimento adquirido na escola não está em dissonância com o cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 497KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM ABORDAGEM A FENÔMENOS ÓPTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFTPR_Produto-Educacional_Regiani-Natalli_2017.pdf | 496,96 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722365/2/UFTPR_Produto-Educacional_Regiani-Natalli_2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons