Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, RAQUEL RODRIGUES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cursino, Ana Cristina Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tondo, Daniel Walker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T00:26:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T00:26:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | hive | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como foco a construção de um jogo didático, fundamentado nos princípios da metodologia STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), voltado para o ensino de química orgânica. Para tanto, foi criado um jogo de tabuleiro, em dois modos, o modo normal game, muito similar a jogos de tabuleiros encontrados na literatura, e o modo STEAM game, este aperfeiçoado e dentro da proposta STEAM, que visa estimular o aprendizado em várias frentes simultâneas, de modo mais abrangente e sem a segmentação comumente observada no contexto de sala de aula.O jogo “HIVE: O Esquadrão Químico” foi testado e avaliado por especialistas da área de química, englobando estudantes de graduação, docentes do ensino básico e superior. Os convidados puderam jogar e avaliar respondendo a um questionário, o qual possuía critérios de validação baseados na reação dos sujeitos ao jogo didático, adaptado de Kirkpatrick, para apoiar a medição da reação, foram incluídos nesta estrutura, o modelo ARCS para avaliação do nível de motivação e componentes de experiência dos usuários em jogos (UX), para avaliação da experiência de utilização do jogo. Após sua avaliação, foi possível constatar que o jogo se apresenta como ferramenta em potencial para auxiliar no ensino de química orgânica, visto que o nível de engajamento dos jogadores superou os 90%. Além disso, a capacidade de imersão e a variedade de mecânicas deixou o jogo mais dinâmico e interessante. O uso da metodologia STEAM, foi um ponto positivo, já que a sinergia com outras áreas do conhecimento, criou um ambiente imersivo, cooperativo e propício para desenvolver as habilidades e competências dos jogadores.Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química orgânica, inspirando a divulgação e criação de novos materiais lúdicos didáticos nesta mesma linha. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 282KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jogo didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | STEAM | pt_BR |
Título: dc.title | HIVE O ESQUADRÃO QUÍMICO: Manual do Professor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2018-Raquel_produto-UTFPR.pdf | 281,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722360/2/2018-Raquel_produto-UTFPR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons