HIVE O ESQUADRÃO QUÍMICO: Manual do Professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, RAQUEL RODRIGUES-
Autor(es): dc.contributor.authorCursino, Ana Cristina Trindade-
Autor(es): dc.contributor.authorTondo, Daniel Walker-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T00:26:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T00:26:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
identificador: dc.identifier.otherhivept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722360-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve como foco a construção de um jogo didático, fundamentado nos princípios da metodologia STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), voltado para o ensino de química orgânica. Para tanto, foi criado um jogo de tabuleiro, em dois modos, o modo normal game, muito similar a jogos de tabuleiros encontrados na literatura, e o modo STEAM game, este aperfeiçoado e dentro da proposta STEAM, que visa estimular o aprendizado em várias frentes simultâneas, de modo mais abrangente e sem a segmentação comumente observada no contexto de sala de aula.O jogo “HIVE: O Esquadrão Químico” foi testado e avaliado por especialistas da área de química, englobando estudantes de graduação, docentes do ensino básico e superior. Os convidados puderam jogar e avaliar respondendo a um questionário, o qual possuía critérios de validação baseados na reação dos sujeitos ao jogo didático, adaptado de Kirkpatrick, para apoiar a medição da reação, foram incluídos nesta estrutura, o modelo ARCS para avaliação do nível de motivação e componentes de experiência dos usuários em jogos (UX), para avaliação da experiência de utilização do jogo. Após sua avaliação, foi possível constatar que o jogo se apresenta como ferramenta em potencial para auxiliar no ensino de química orgânica, visto que o nível de engajamento dos jogadores superou os 90%. Além disso, a capacidade de imersão e a variedade de mecânicas deixou o jogo mais dinâmico e interessante. O uso da metodologia STEAM, foi um ponto positivo, já que a sinergia com outras áreas do conhecimento, criou um ambiente imersivo, cooperativo e propício para desenvolver as habilidades e competências dos jogadores.Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química orgânica, inspirando a divulgação e criação de novos materiais lúdicos didáticos nesta mesma linha.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent282KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjogo didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTEAMpt_BR
Título: dc.titleHIVE O ESQUADRÃO QUÍMICO: Manual do Professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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