Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Sabrina Lima Murussi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giona, Renata Mello | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Meneghetti, Adriana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T00:18:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T00:18:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | plantasemetabolitossecundarios | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722359 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino dos conteúdos de classificação de cadeias carbônicas e grupos funcionais orgânicos, fórmulas moleculares e princípios ativos de plantas estudadas. A proposta foi desenvolvida para a disciplina de química do ensino médio e aplicada às turmas de terceiro ano. Teve como objetivo contribuir para que o educando compreenda e reconheça conceitos de química orgânica por meio das metodologias ativas PBL (aprendizagem baseada em problemas) e Jigsaw e o tema plantas e metabólitos secundários. A sequência didática produzida consistiu de um material de apoio ao professor para onze aulas com atividades que permitiram abordar o tema plantas e especiarias através da história das grandes navegações, aplicação das plantas medicinais e condimentares em benefício da saúde humana e metabólitos primários e secundários. As estratégias de ensino desenvolvidas na sequência tiveram o intuito de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências tais como: criatividade, confiança, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação importantes para a futura atuação profissional do discente, bem como, possibilitar aos educandos aulas que despertaram seu interesse e curiosidades pelo tema proposto. Na aplicação parcial da sequência didática na modalidade à distância pelo aplicativo Google Classroom, observou-se que as atividades propostas despertou o interesse do aluno pelo tema por ser um assunto pouco trabalhado em sala de aula, os resultados foram satisfatórios devido ao envolvimento e bom desempenho dos educandos. O trabalho foi aplicado em duas turmas de terceiro ano A e B, totalizando 70 alunos, destes 54 participaram. A turma A foi mais participativa em relação a B nas atividades, no questionário final que buscou avaliar o conhecimento dos educandos quanto ao conteúdo de química orgânica trabalhado à partir de princípios ativos de plantas medicinais e condimentares, a turma B apresentou melhor rendimento e domínio de conteúdo na medida em que as questões foram respondidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 164KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metabólitos Secundários | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Compostos orgânicos de síntese | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DAS METODOLOGIAS PBL E JIGSAW NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2018-Sabrina-Murussi_produtoeducacional-UTFPR.pdf | 163,49 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722359/2/2018-Sabrina-Murussi_produtoeducacional-UTFPR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons