O USO DAS METODOLOGIAS PBL E JIGSAW NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Sabrina Lima Murussi-
Autor(es): dc.contributor.authorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributor.authorMeneghetti, Adriana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T00:18:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T00:18:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-04-
identificador: dc.identifier.otherplantasemetabolitossecundariospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722359-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino dos conteúdos de classificação de cadeias carbônicas e grupos funcionais orgânicos, fórmulas moleculares e princípios ativos de plantas estudadas. A proposta foi desenvolvida para a disciplina de química do ensino médio e aplicada às turmas de terceiro ano. Teve como objetivo contribuir para que o educando compreenda e reconheça conceitos de química orgânica por meio das metodologias ativas PBL (aprendizagem baseada em problemas) e Jigsaw e o tema plantas e metabólitos secundários. A sequência didática produzida consistiu de um material de apoio ao professor para onze aulas com atividades que permitiram abordar o tema plantas e especiarias através da história das grandes navegações, aplicação das plantas medicinais e condimentares em benefício da saúde humana e metabólitos primários e secundários. As estratégias de ensino desenvolvidas na sequência tiveram o intuito de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências tais como: criatividade, confiança, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação importantes para a futura atuação profissional do discente, bem como, possibilitar aos educandos aulas que despertaram seu interesse e curiosidades pelo tema proposto. Na aplicação parcial da sequência didática na modalidade à distância pelo aplicativo Google Classroom, observou-se que as atividades propostas despertou o interesse do aluno pelo tema por ser um assunto pouco trabalhado em sala de aula, os resultados foram satisfatórios devido ao envolvimento e bom desempenho dos educandos. O trabalho foi aplicado em duas turmas de terceiro ano A e B, totalizando 70 alunos, destes 54 participaram. A turma A foi mais participativa em relação a B nas atividades, no questionário final que buscou avaliar o conhecimento dos educandos quanto ao conteúdo de química orgânica trabalhado à partir de princípios ativos de plantas medicinais e condimentares, a turma B apresentou melhor rendimento e domínio de conteúdo na medida em que as questões foram respondidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent164KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlantaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetabólitos Secundáriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompostos orgânicos de síntesept_BR
Título: dc.titleO USO DAS METODOLOGIAS PBL E JIGSAW NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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