PLANTAS MEDICINAIS E ÓLEOS ESSENCIAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEMA FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLedur, SOLANGELA MENEGOL-
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Ismael Laurindo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T00:06:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T00:06:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
identificador: dc.identifier.otherplantasmedicinaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722358-
Resumo: dc.description.abstractMelhorar a realidade do ensino de Química na Educação Básica é desafio contínuo, por isso, a proposição de estratégias de ensino que permitam o efetivo aprendizado e a sua integração com a vida dos sujeitos deve ser encorajada. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo propor uma sequência didática como recurso metodológico, a partir da temática das plantas medicinais e óleos essenciais, para dar suporte à compreensão e à contextualização do conteúdo de funções orgânicas no Ensino Médio. A sequência didática produzida foi composta de cinco unidades, com atividades diversificadas, seguindo-se os pressupostos metodológicos de Zabala (1998). Para a avaliação do material elaborado, esse foi disponibilizado a professores do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu (PR), acompanhado de um questionário estruturado com questões objetivas e dissertativas. A avaliação das respostas dissertativas empregou a análise de conteúdo de Bardin (1977). À luz do produto educacional obtido e de estudos envolvendo sequências didáticas, é possível considerar que a implementação de propostas pedagógicas, cujas metodologias colocam os estudantes como agentes no processo de aprendizagem e consideram distintas perspectivas relacionadas aos objetos de ensino, no caso plantas medicinais e óleos essenciais, é salutar e oportuniza condições de aprendizagem reforçadas pelo significado e pela proximidade cotidiana do tema. Os resultados deste estudo indicam que a elaboração e o desenvolvimento de sequências didáticas permitem que o professor se torne pesquisador de sua própria prática, uma vez que desempenha papel de articulador, organizador, incentivador e mediador no fazer docente, ao mesmo tempo em que insere o estudante na centralidade do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2152KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfunções orgânicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titlePLANTAS MEDICINAIS E ÓLEOS ESSENCIAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEMA FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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