Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Thiago Vinicius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Flores, Éder Lisandro de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-08T23:58:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-08T23:58:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30666 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos modificam os papéis de ensinar e aprender na sociedade da informação e comunicação. Impõem mudanças e exigem a aquisição de novos hábitos e ritmos nos processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes que compõem o cenário escolar passam a ser reconhecidos como nativos digitais e manuseiam com primazia os recursos tecnológicos deste século. Neste contexto, são os dispositivos móveis, smartphones, tablets e gadgets vestíveis que ocupam o espaço escolar por intermédio do nativo digital, seu uso tem potencial pedagógico, mas sem planejamento e planificação é direcionado a usabilidades muitas vezes pessoais ao invés de pedagógicas. Do outro lado encontramos o livro didático, material físico produzido em papel e que reúne uma longa e farta revisão bibliográfica. Sua estrutura data aos primórdios da civilização humana, mudando apenas o objeto de estudo. Enquanto os nativos digitais cada vez mais se associam aos recursos tecnológicos, há um crescente e rápido desinteresse pelo uso dos livros didáticos. A falta de inovação, reinvenção e o desafio de englobar e se associar as novas tecnologias móveis levam os livros didáticos diariamente a um caminho de obsolescência. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo compreender a forma como as novas tecnologias digitais de informação e comunicação são inseridas e promovidas no âmbito dos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2018 e distribuídas às escolas públicas em nível nacional. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada sobre seis livros didáticos de Química da 1° série do ensino médio, cada livro teve seu capítulo dedicado ao estudo da tabela periódica dos elementos químicos avaliados pela análise de conteúdo. Por meio dos instrumentos metodológicos, foi possível verificar que a inserção e promoção de recursos que utilizem os dispositivos móveis no âmbito do livro didático é praticamente inexistente, limitando-se a utilização de links ou indicação de alguns sites com simuladores em escassas seções ou em uma lista nas últimas páginas do livro. Assim, o produto educacional fruto desta pesquisa, trata-se de um manual educacional que reúne diversas propostas de aplicativos de categorias diversificadas e que podem enriquecer o conteúdo avaliado nos livros didáticos de Química, não com o objetivo de substituí-los, mas sim de potencializá-los. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1502kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | dispositivo móvel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro de química | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DOS SMARTPHONES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto thiago.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722357/2/produto thiago.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons