ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DOS SMARTPHONES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Thiago Vinicius-
Autor(es): dc.contributor.authorFlores, Éder Lisandro de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-08T23:58:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-08T23:58:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30666pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722357-
Resumo: dc.description.abstractOs avanços tecnológicos modificam os papéis de ensinar e aprender na sociedade da informação e comunicação. Impõem mudanças e exigem a aquisição de novos hábitos e ritmos nos processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes que compõem o cenário escolar passam a ser reconhecidos como nativos digitais e manuseiam com primazia os recursos tecnológicos deste século. Neste contexto, são os dispositivos móveis, smartphones, tablets e gadgets vestíveis que ocupam o espaço escolar por intermédio do nativo digital, seu uso tem potencial pedagógico, mas sem planejamento e planificação é direcionado a usabilidades muitas vezes pessoais ao invés de pedagógicas. Do outro lado encontramos o livro didático, material físico produzido em papel e que reúne uma longa e farta revisão bibliográfica. Sua estrutura data aos primórdios da civilização humana, mudando apenas o objeto de estudo. Enquanto os nativos digitais cada vez mais se associam aos recursos tecnológicos, há um crescente e rápido desinteresse pelo uso dos livros didáticos. A falta de inovação, reinvenção e o desafio de englobar e se associar as novas tecnologias móveis levam os livros didáticos diariamente a um caminho de obsolescência. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo compreender a forma como as novas tecnologias digitais de informação e comunicação são inseridas e promovidas no âmbito dos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2018 e distribuídas às escolas públicas em nível nacional. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada sobre seis livros didáticos de Química da 1° série do ensino médio, cada livro teve seu capítulo dedicado ao estudo da tabela periódica dos elementos químicos avaliados pela análise de conteúdo. Por meio dos instrumentos metodológicos, foi possível verificar que a inserção e promoção de recursos que utilizem os dispositivos móveis no âmbito do livro didático é praticamente inexistente, limitando-se a utilização de links ou indicação de alguns sites com simuladores em escassas seções ou em uma lista nas últimas páginas do livro. Assim, o produto educacional fruto desta pesquisa, trata-se de um manual educacional que reúne diversas propostas de aplicativos de categorias diversificadas e que podem enriquecer o conteúdo avaliado nos livros didáticos de Química, não com o objetivo de substituí-los, mas sim de potencializá-los.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1502kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdispositivo móvelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro de químicapt_BR
Título: dc.titleENSINANDO A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DOS SMARTPHONESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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