CISTERNA: CAPTANDO E APROVEITANDO A ÁGUA DAS CHUVAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLiecheski, Adriane-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto, Maria das Graças Cleophas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T00:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T00:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-25-
identificador: dc.identifier.othercisternapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722344-
Resumo: dc.description.abstractO maior desafio para os educadores para o início do século XXI é a busca constante de metodologias inovadoras com intuito de tornar o cidadão crítico, reflexivo, ético e transformador da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta uma proposta para a construção de um projeto que possa ser aplicado desenvolvido no ensino de Química no Ensino Médio. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), com foco no desenviolvimento da Consciência Ambiental (CA), além da contrução do Conhecimento Químico (CQ), tomando como base as quatro dimensões: os níveis submicroscópico, macroscópico, simbólico e humano. Partindo de um problema real que visava o aproveitamento das águas das chuvas por uma uma escola, foi proposto a instalação de uma cisterna para a captação das águas das chuvas. Durante a execução do projeto, vários conteúdos químicos foram mobilizados pelos alunos, sendo necesários para auxiliar na resolução do problema real apresentado. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa-ação e envolveu 10 sujeitos. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, além do uso de questões do tipo Escala Likert. Os dados foram tabulados e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que com o uso da ABP houve indícios do desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos, tais como a comunicação, pensamento crítico, colaboração, criatividade, entre outras. Os resultados também apontam para a construção do Conhecimento Químico nos quatro níveis do tetraedro, pelos argumentos obtidos dos questionários há constação da representação do visível, não visível, simbólico e humano. Também foram encontradas evidências que houve um aumento no grau da Consciência Ambiental dos sujeitos envolvidos. Portanto, o produto educacional obtido pode servir como uma ferramenta norteadora para professores do Ensino Médio, a fim de integrar a ABP, utilizar de suas características e termos para promover o CQ e despertar a CA na disciplina de Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2788KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Título: dc.titleCISTERNA: CAPTANDO E APROVEITANDO A ÁGUA DAS CHUVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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