Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Liecheski, Adriane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Maria das Graças Cleophas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T00:52:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T00:52:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | cisterna | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O maior desafio para os educadores para o início do século XXI é a busca constante de metodologias inovadoras com intuito de tornar o cidadão crítico, reflexivo, ético e transformador da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta uma proposta para a construção de um projeto que possa ser aplicado desenvolvido no ensino de Química no Ensino Médio. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), com foco no desenviolvimento da Consciência Ambiental (CA), além da contrução do Conhecimento Químico (CQ), tomando como base as quatro dimensões: os níveis submicroscópico, macroscópico, simbólico e humano. Partindo de um problema real que visava o aproveitamento das águas das chuvas por uma uma escola, foi proposto a instalação de uma cisterna para a captação das águas das chuvas. Durante a execução do projeto, vários conteúdos químicos foram mobilizados pelos alunos, sendo necesários para auxiliar na resolução do problema real apresentado. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa-ação e envolveu 10 sujeitos. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, além do uso de questões do tipo Escala Likert. Os dados foram tabulados e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que com o uso da ABP houve indícios do desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos, tais como a comunicação, pensamento crítico, colaboração, criatividade, entre outras. Os resultados também apontam para a construção do Conhecimento Químico nos quatro níveis do tetraedro, pelos argumentos obtidos dos questionários há constação da representação do visível, não visível, simbólico e humano. Também foram encontradas evidências que houve um aumento no grau da Consciência Ambiental dos sujeitos envolvidos. Portanto, o produto educacional obtido pode servir como uma ferramenta norteadora para professores do Ensino Médio, a fim de integrar a ABP, utilizar de suas características e termos para promover o CQ e despertar a CA na disciplina de Química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2788KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | CISTERNA: CAPTANDO E APROVEITANDO A ÁGUA DAS CHUVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UTFPR_Produto-Educacional_Adriane-Liecheski_2017.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722344/2/UTFPR_Produto-Educacional_Adriane-Liecheski_2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons