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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, Leonardo Assis Garcia, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-08T13:11:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-08T13:11:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS HISTÓRICOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido no campo do Ensino de História, discutindo qual o impacto do Negacionismo Histórico na aprendizagem de História. Procura destacar três importantes aspectos: o processo de produção historiográfica e as diferenças entre revisionismo histórico e negacionismo histórico, pontuando como o negacionismo histórico surge na historiografia, o reflexo disso no ensino e na aprendizagem de História e a melhor forma de atuação do professor de história dentro desse contexto. Assim, no primeiro aspecto se destaca o conceito de revisionismo dentro das abordagens de Travesso, Losurdo, Vidal-Naquet e Marcos Napolitano, demonstrando que a existência do revisionismo do tipo ideológico resulta na prática negacionista da História. A partir das conversas com os professores de história do ensino básico, ouvindo as suas impressões sobre questões fundamentais da historiografia, do ensino de história e das ideias negacionistas, possamos produzir algumas narrativas que nos permitiu compreender com maior clareza como todas essas questões impactam o ensino e a aprendizagem de História na sala de aula. Entendendo que existe uma ação concreta do negacionismo histórico no ensino de História e, que a prática de um aprendizado histórico bem embasado teoricamente e bem desenvolvido em sala de aula com a atuação efetiva dos estudantes, pode vir a tornar-se uma grande diferença nessa história. Desta forma, propomos perceber a consciência histórica como alternativa para um aprendizado histórico consistente e como possibilidade de confrontar o negacionismo histórico em sala de aula, estimulando, junto aos professores, a ideia de que a Atividade Complementar (AC) pode ser utilizada como tempo e espaço para formação continuada, ao mesmo tempo em que desenvolvemos um site como instrumentos de diálogo, compreensão e reação ao negacionismo histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Negacionismo Histórico; Consciência Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS HISTÓRICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Leonardo Assos Garcia Rosa - PROFHISTORIA UNEB.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722283/2/Leonardo Assos Garcia Rosa - PROFHISTORIA UNEB.pdfDownload |
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