O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS HISTÓRICOS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, Leonardo Assis Garcia,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-08T13:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-08T13:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS HISTÓRICOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722283-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no campo do Ensino de História, discutindo qual o impacto do Negacionismo Histórico na aprendizagem de História. Procura destacar três importantes aspectos: o processo de produção historiográfica e as diferenças entre revisionismo histórico e negacionismo histórico, pontuando como o negacionismo histórico surge na historiografia, o reflexo disso no ensino e na aprendizagem de História e a melhor forma de atuação do professor de história dentro desse contexto. Assim, no primeiro aspecto se destaca o conceito de revisionismo dentro das abordagens de Travesso, Losurdo, Vidal-Naquet e Marcos Napolitano, demonstrando que a existência do revisionismo do tipo ideológico resulta na prática negacionista da História. A partir das conversas com os professores de história do ensino básico, ouvindo as suas impressões sobre questões fundamentais da historiografia, do ensino de história e das ideias negacionistas, possamos produzir algumas narrativas que nos permitiu compreender com maior clareza como todas essas questões impactam o ensino e a aprendizagem de História na sala de aula. Entendendo que existe uma ação concreta do negacionismo histórico no ensino de História e, que a prática de um aprendizado histórico bem embasado teoricamente e bem desenvolvido em sala de aula com a atuação efetiva dos estudantes, pode vir a tornar-se uma grande diferença nessa história. Desta forma, propomos perceber a consciência histórica como alternativa para um aprendizado histórico consistente e como possibilidade de confrontar o negacionismo histórico em sala de aula, estimulando, junto aos professores, a ideia de que a Atividade Complementar (AC) pode ser utilizada como tempo e espaço para formação continuada, ao mesmo tempo em que desenvolvemos um site como instrumentos de diálogo, compreensão e reação ao negacionismo histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Negacionismo Histórico; Consciência Histórica.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS HISTÓRICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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