Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Sobral/CE: Atividades Etnomatemáticas para o ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial - Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Francisca Valdielle Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Paulo Roberto Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-06T15:25:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-06T15:25:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Francisca Valdiellept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722232-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional de que se trata neste trabalho está vinculado a uma proposta de Atividades Etnomatemáticas para o ensino de Geometria1 e Arcos e Ângulos de circunferência que surgiu como resultado da dissertação de mestrado associada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do estado do Pará (UEPA), elaborada por Silva (2022). A escolha do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE, como temática da pesquisa, deu-se pelo fato desse município apresentar uma arquitetura histórica, que pode ser explorado para o ensino da Geometria e dos arcos e ângulos, sob a perspectiva Etnomatemática, uma vez que são traços socioculturais dos estudantes desta cidade. Para a elaboração dessas atividades realizamos uma revisão de estudos sobre o patrimônio arquitetônico e o ensino de Geometria, além de uma pesquisa de verificação com 10 (dez) professores de Matemática da Educação Básica que conhecem o patrimônio de Sobral e que lecionam ou lecionaram em escolas da referida cidade, os docentes explicaram como usar essa arquitetura para o ensino da Geometria. A Etnomatemática constituiu-se no referencial teórico da pesquisa, além disso, nos embasamos nas concepções de Etnomatemática de D’Ambrósio (1993), Vergani (2007), Nogueira (2007) e Altenburg (2017). Além disso, os trabalhos de Mendes e Gil (2011), Martins e Mendes (2018) e Silva e Gil (2012), nos mostraram algumas abordagens didáticas do patrimônio para o ensino de Geometria que adaptamos ao contexto de nossas atividades. Depois de todos esses levantamentos e compreensões elaboramos nossa proposta de atividades Etnomatemáticas composta por 6 (seis) atividades. Na primeira atividade propomos um roteiro de visitas por diversos patrimônios históricos de Sobral/CE ou também um estudo sociocultural com imagens desses patrimônios para explorar a arquitetura e estudar as formas geométricas, identificar os arcos, ângulos, as formas planas e espaciais, calcular perímetros, áreas e volumes. A segunda atividade apresenta como proposta construir elementos da arquitetura de Sobral/CE, tais como, o arco de Nossa Senhora de Fátima e o 1 Ao longo do texto ao utilizarmos a palavra Geometria estaremos fazendo referência à Geometria Euclidiana Plana e Espacial. 9 pináculo presente no casarão do Museu Dom José, fazendo ampliações e reduções para estudar diversos assuntos de Geometria: ângulos nas figuras, escalas, semelhança, proporção, geometria plana e espacial. Na terceira atividade o estudo dos arcos e ângulos de circunferência foi proposto usando a arquitetura de Sobral/CE, nesta atividade com o uso do roteiro de atividades, da régua e do compasso, propomos construir arcos da arquitetura de Sobral e investigar o conceito de arco de circunferência e a medida dos ângulos associados a eles. A quarta atividade de nossa proposta Etnomatemática do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE, o objetivo foi aprofundar o estudo dos arcos e ângulos com a investigação se de fato eram arcos de circunferência, além disso, perceber como calcular o comprimento desses arcos. Na quinta atividade que também foi pensada como uma atividade de aprofundamento dos assuntos de arcos e ângulos, ao explorar os arcos de circunferência do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE usando um applet do GeoGebra, a atividade possibilitava a investigação do conceito de radiano, evoluindo para o desenvolvimento da compreensão da conversão das medidas dos ângulos em graus para radianos. Finalmente, na última atividade, a atividade seis, usamos os elementos da arquitetura de Sobral/CE como planta baixa, ornamento e fachadas para investigar o conceito de simetria e também para explorar diversos assuntos da Geometria analítica. Sugerimos aos professores que antes da utilização dessa proposta aproveita a oportunidade para fazer a apresentação dos instrumentos de medida: régua, compasso e transferidor, esse momento também é propício para mostrar como utilizamos essas ferramentas. Também ressaltamos que no momento de aplicação, ao observar a geometria na arquitetura, o professor deve enfatizar aos estudantes que as formas geométricas observadas são aproximadas. A proposta de atividade em foco neste produto educacional, construída com as sugestões dos professores de Matemática de Sobral/CE, foi validada experimentalmente, pelo mesmo grupo de professores que auxiliou em sua construção, e se mostrou uma opção didática de contextualização da matemática e valorização da arte e da cultura local, auxiliando professores da Educação Básica no ensino de Geometria e de arcos e ângulos de modo que o ensino desses tópicos, seja mais acessível aos estudantes favorecendo a aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4609pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSobral-CEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria plana e espacialpt_BR
Título: dc.titlePatrimônio Histórico e Arquitetônico de Sobral/CE: Atividades Etnomatemáticas para o ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais