Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nathaly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-02T14:47:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-02T14:47:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Nathaly_vfinal_230216_151530 (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722091 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular, corresponde a um documento de caráter normativo, promulgado em 2017, criado para servir de referência para elaboração dos currículos que ofertam a educação básica no Brasil, formatado em um ambiente de embates, imbuído do argumento de “garantir os direitos de aprendizagem” e um “padrão de qualidade” na educação brasileira. A partir de um pensamento baseado na pedagogia decolonial e na interculturalidade crítica, a presente dissertação assume como objetivo principal discorrer criticamente sobre o contexto da promulgação da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações, influências e conflitos em relação ao ensino de História. De forma adicional, também se propõe a propor um produto técnico, com a criação de roteiro para um vídeo de animação sobre o Ensino de História voltado para a aplicabilidade da BNCC no ensino público de Pernambuco; e um jogo de tabuleiro com cards – para os profissionais da educação básica, com orientações teóricas e metodológicas relacionadas ao Ensino de História. Para cumprir ao que se propõe, com relação ao percurso metodológico, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, a dissertação apresenta um debate teórico sobre as políticas educacionais, as quais têm acontecido em meio a conflitos, concessões, embates ideológicos, culturais e sociais, econômicos e lutas de poder. No que se refere à parte técnica, foram desenvolvidos dois produtos, capazes de contribuir com a prática docente, proporcionando a gamificação nas aulas de história. Ambos trazem um rol de perspectivas e oportunidades, de modo flexível, que podem amparar o trabalho em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.466.122 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | A reestruturação do ensino de história em função da BNCC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Nathaly_vfinal_230216_151530 (1).pdf | Dissertação | 2,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722091/2/Dissertacao_Nathaly_vfinal_230216_151530 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons