A reestruturação do ensino de história em função da BNCC

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Nathaly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-02T14:47:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-02T14:47:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-18-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Nathaly_vfinal_230216_151530 (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722091-
Resumo: dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular, corresponde a um documento de caráter normativo, promulgado em 2017, criado para servir de referência para elaboração dos currículos que ofertam a educação básica no Brasil, formatado em um ambiente de embates, imbuído do argumento de “garantir os direitos de aprendizagem” e um “padrão de qualidade” na educação brasileira. A partir de um pensamento baseado na pedagogia decolonial e na interculturalidade crítica, a presente dissertação assume como objetivo principal discorrer criticamente sobre o contexto da promulgação da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações, influências e conflitos em relação ao ensino de História. De forma adicional, também se propõe a propor um produto técnico, com a criação de roteiro para um vídeo de animação sobre o Ensino de História voltado para a aplicabilidade da BNCC no ensino público de Pernambuco; e um jogo de tabuleiro com cards – para os profissionais da educação básica, com orientações teóricas e metodológicas relacionadas ao Ensino de História. Para cumprir ao que se propõe, com relação ao percurso metodológico, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, a dissertação apresenta um debate teórico sobre as políticas educacionais, as quais têm acontecido em meio a conflitos, concessões, embates ideológicos, culturais e sociais, econômicos e lutas de poder. No que se refere à parte técnica, foram desenvolvidos dois produtos, capazes de contribuir com a prática docente, proporcionando a gamificação nas aulas de história. Ambos trazem um rol de perspectivas e oportunidades, de modo flexível, que podem amparar o trabalho em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.466.122pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA reestruturação do ensino de história em função da BNCCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
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