Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Karla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-02T00:44:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-02T00:44:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | KARLA_Dissertação_PROFHISTORIA_VersaoOnline | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722073 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A participação da cidade de Parnamirim na segunda guerra mundial possui uma grande relevância para muitos resultados de conflitos que ocorreram durante a guerra. Utilizar essa história local dentro da sala de aulas possibilita uma percepção da relação da história local dos alunos com a aquela presente no currículo de História. Além disso estimula os alunos e gerar debates e questionamentos, produzindo uma aprendizagem significativa e relevante para o cotidiano desses estudantes, aumentando seus sentimentos críticos a partir da ótica de seu próprio contexto social e cultural. O presente trabalho analisa a importância da história local para o ensino de História, assim como busca debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória, espaços de memória e espaços não formais de ensino podem auxiliar o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Esse trabalho apresenta também uma estratégia educacional para a inserção da história local do município de Parnamirim no ensino de História. A sequência didática Parnamirim Field está organizada em seis etapas: 01 - Produção Inicial (Diagnóstica); etapa 02 - Apresentação da situação de estudo; 03 - Exibição do filme “O menino do pijama listrado”; 4 - Visita ao Centro Cultural Trampolim da Vitória; 05: Cenário local x Cenário Global; e a etapa 06 - Avaliação da aprendizagem – Exposição visual. Acreditamos que o presente estudo pode contribuir para uma reflexão acerca da importância no ensino da História da presença da história local e a busca por metodologias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, buscando assim a promoção de uma educação integral e libertadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.049.358 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parnamirim Field | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Parnamirim: a história local como ferramenta didática para o ensino fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
KARLA_Dissertação_PROFHISTORIA_VersaoOnline.pdf | Dissertação Karla | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722073/2/KARLA_Dissertação_PROFHISTORIA_VersaoOnline.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons