Parnamirim: a história local como ferramenta didática para o ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Karla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-02T00:44:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-02T00:44:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherKARLA_Dissertação_PROFHISTORIA_VersaoOnlinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722073-
Resumo: dc.description.abstractA participação da cidade de Parnamirim na segunda guerra mundial possui uma grande relevância para muitos resultados de conflitos que ocorreram durante a guerra. Utilizar essa história local dentro da sala de aulas possibilita uma percepção da relação da história local dos alunos com a aquela presente no currículo de História. Além disso estimula os alunos e gerar debates e questionamentos, produzindo uma aprendizagem significativa e relevante para o cotidiano desses estudantes, aumentando seus sentimentos críticos a partir da ótica de seu próprio contexto social e cultural. O presente trabalho analisa a importância da história local para o ensino de História, assim como busca debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória, espaços de memória e espaços não formais de ensino podem auxiliar o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Esse trabalho apresenta também uma estratégia educacional para a inserção da história local do município de Parnamirim no ensino de História. A sequência didática Parnamirim Field está organizada em seis etapas: 01 - Produção Inicial (Diagnóstica); etapa 02 - Apresentação da situação de estudo; 03 - Exibição do filme “O menino do pijama listrado”; 4 - Visita ao Centro Cultural Trampolim da Vitória; 05: Cenário local x Cenário Global; e a etapa 06 - Avaliação da aprendizagem – Exposição visual. Acreditamos que o presente estudo pode contribuir para uma reflexão acerca da importância no ensino da História da presença da história local e a busca por metodologias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, buscando assim a promoção de uma educação integral e libertadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.049.358pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParnamirim Fieldpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleParnamirim: a história local como ferramenta didática para o ensino fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons