
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Daniel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:28:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-28T14:28:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação_ | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722024 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de História sempre é um desafio, seja em regimes democráticos ou não. A dissertação debate o problema do ensino das religiões de matriz africana em sala de aula, pois a discussão está associada a preconceitos em nossa sociedade. A partir de uma abordagem da História Cultural, entendendo que as religiões de matriz africana são base da nossa cultura e estão inseridas no currículo nacional e regional, discutimos sua importância, contextualizando o racismo religioso na História do Brasil e nos dias atuais, levantando novas hipóteses e novos aportes teórico metodológico. Em contraponto, avaliamos como as ideias e projetos de lei defendidos pelo Escola Sem Partido impactaram negativamente o processo de ensino e aprendizagem, além disso, abordamos o contexto da organização do projeto, da guerra cultural e dos principais grupos que a apoiam, como o bolsonarismo e as bancadas religiosas pelo país. Como produto pedagógico, produzimos uma cartilha para ser utilizada como material de apoio para discentes e docentes, com debates sobre as religiões de matriz africana como o candomblé, a umbanda e os seus ritos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.523.366 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo Religioso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola sem Partido | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Religiões de Matriz Africana | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | O RACISMO RELIGIOSO E OS IMPACTOS DO ESCOLA SEM PARTIDO NA SALA DE AULA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_.pdf | Dissertação | 1.49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722024/2/Dissertação_.pdfDownload |
| cartilha_ sobre_o_racismo_religioso..pdf | Cartilha | 6.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722024/3/cartilha_ sobre_o_racismo_religioso..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons