EDUC@ÇÃO PROFISSIONAL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Palma Carla Carneiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilvano, Débora Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-26T23:00:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-26T23:00:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherEDUC@ÇÃO PROFISSIONAL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721957-
Resumo: dc.description.abstractO princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória. Entretanto, muitos são os desafios e especificidades da formação e atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados e alcançar os seguintes objetivos específicos: i) mapear a frequência e o enfoque dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores que atuam nas escolas de educação profissional; ii) verificar a percepção dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado sobre a formação continuada nas bases conceituais da EPT; iii) averiguar a visão institucional acerca da importância da formação continuada nas bases conceituais para os professores que atuam na EPT; iv) elaborar uma proposta de curso de formação continuada. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade de formação continuada que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da EPT, também orientaram a implementação de um curso com vistas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ainda em consonância com os referidos dados, foi viável a construção de mensagens educativas, a partir da articulação de três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Com a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais também foi possível contribuir para o letramento digital dos cursistas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolitecniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho como princípio educativopt_BR
Título: dc.titleEDUC@ÇÃO PROFISSIONAL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática Orientada - Práticas Educativas da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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