Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Palma Carla Carneiro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silvano, Débora Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-26T23:00:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-26T23:00:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUC@ÇÃO PROFISSIONAL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória. Entretanto, muitos são os desafios e especificidades da formação e atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados e alcançar os seguintes objetivos específicos: i) mapear a frequência e o enfoque dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores que atuam nas escolas de educação profissional; ii) verificar a percepção dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado sobre a formação continuada nas bases conceituais da EPT; iii) averiguar a visão institucional acerca da importância da formação continuada nas bases conceituais para os professores que atuam na EPT; iv) elaborar uma proposta de curso de formação continuada. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade de formação continuada que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da EPT, também orientaram a implementação de um curso com vistas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ainda em consonância com os referidos dados, foi viável a construção de mensagens educativas, a partir da articulação de três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Com a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais também foi possível contribuir para o letramento digital dos cursistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho e Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho como princípio educativo | pt_BR |
Título: dc.title | EDUC@ÇÃO PROFISSIONAL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática Orientada - Práticas Educativas da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDUCAPES Produto Educacional.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721957/2/EDUCAPES Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons