Está chovendo microplásticos! E agora?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDe Azevedo, Aline Soares Fonseca-
Autor(es): dc.contributor.authorHerbst, Marcelo Hawrylak-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-26T00:56:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-26T00:56:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherAline_QNESC_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721902-
Resumo: dc.description.abstractEste relato de experiência descreve intervenções presenciais e online, a partir de um planejamento adequado ao momento pandêmico, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense, RJ, com o objetivo de explorar o tema gerador Plásticos e Microplásticos no ensino de química orgânica/polímeros. O planejamento teve como apoio as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, livros didáticos do PNLD 2021 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da UNESCO. Os resultados mostram que a temática, tão presente em nosso cotidiano, era praticamente desconhecida pelos alunos, e servem para reforçar o quanto é necessário discutir e desenvolver o tema na Educação Básica. Além de promover o ensino da Química através da aproximação dos alunos com a ciência e a tecnologia, também foi possível incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o consumo sustentável e o descarte adequado de resíduos plásticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicroplásticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpt_BR
Título: dc.titleEstá chovendo microplásticos! E agora?pt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica Geralpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI