Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Diógenes Chaves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Herbst, Marcelo Hawrylak | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-26T00:44:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-26T00:44:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diogenes_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721900 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Foi realizada uma revisão bibliográfica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica e foram analisadas as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do SciELO e Google Acadêmico usando como Palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram priorizados trabalhos divulgados entre os anos de 2000 e 2020 em língua portuguesa. Na análise dos currículos implementados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foram considerados os currículos do período de 2000 a 2012, levando-se em consideração as alterações feitas neste período para adequação aos sistemas externos de avaliação. Apesar das tentativas de aperfeiçoar o currículo do ensino médio, inclusive o currículo de química, não conseguimos observar melhora significativa, ao contrário, a temática da radioatividade foi paulatinamente sendo negligenciada. Identificamos, nesta revisão bibliográfica, que há sim um esforço da comunidade do ensino de química em aproximar a radioatividade do estudo da evolução dos modelos atômicos, porém ainda consideramos tímidas tais iniciativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 302KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos Atômicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da Ciência | pt_BR |
Título: dc.title | O PAPEL ESQUECIDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO DA ESTRUTURA ATÔMICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Físico-Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Diógenes_2022.pdf | 301,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721900/1/Diógenes_2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: