MANUAL MAKER: ATIVIDADES MÃO NA MASSA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRETAMERO, Viviane Neves Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorARRUDA, Sergio de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-25T12:06:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-25T12:06:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
identificador: dc.identifier.otherViviane Retameto_Manual Maker atividades mão na massa para o ensino de ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721897-
Resumo: dc.description.abstractPopularizado no início dos anos 2000, o Movimento Maker teve início com a criação do primeiro FabLab e da publicação da primeira edição da Make Magazine. As ideias desse Movimento se integram às propostas pedagógicas de diversos educadores como John Dewey, Seymour Papert e Mitchel Resnick. A Aprendizagem Maker está baseada em aprender fazendo, em explorar e criar, transformando ideias em produtos. O fazer está ligado ao pensamento, ao raciocínio e ao conhecimento, assim, a aprendizagem torna-se um processo consciente, ativo e motivador, levando o aluno a desligar o piloto automático e agir de forma criativa e colaborativa. Pensando no potencial que atividades fundamentadas no Maker podem oferecer ao ensino, principalmente, ao que se refere ao ensino de Ciências na Educação Básica, elaboramos uma pesquisa de mestrado, a qual originou a Produção Técnica Educacional (PTE), intitulada de Manual Maker: atividades mão na massa para o ensino de Ciências. Esta produção educacional tem por objetivo estimular o interesse dos professores para utilizarem as atividades Maker, favorecendo um ensino prático e divertido, sem abdicar do currículo escolar. A proposta é composta por três atividades que relacionam o fazer com os conteúdos de Ciências contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Capítulo 1, traremos de forma sucinta os fundamentos metodológicos que nos levaram a elaborar a PTE, destacando a importância das escolhas didáticas do professor para favorecer o ensino de Ciências. Logo na sequência, daremos destaque ao produto, e, no Capítulo 2, o apresentaremos em sua totalidade. Finalizaremos com nossas considerações e percepções, tendo como base a aplicação da PTE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteressept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Makerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Formação de Professorespt_BR
Título: dc.titleMANUAL MAKER: ATIVIDADES MÃO NA MASSA PARA O ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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