Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RETAMERO, Viviane Neves Machado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARRUDA, Sergio de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-25T12:06:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-25T12:06:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Viviane Retameto_Manual Maker atividades mão na massa para o ensino de ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Popularizado no início dos anos 2000, o Movimento Maker teve início com a criação do primeiro FabLab e da publicação da primeira edição da Make Magazine. As ideias desse Movimento se integram às propostas pedagógicas de diversos educadores como John Dewey, Seymour Papert e Mitchel Resnick. A Aprendizagem Maker está baseada em aprender fazendo, em explorar e criar, transformando ideias em produtos. O fazer está ligado ao pensamento, ao raciocínio e ao conhecimento, assim, a aprendizagem torna-se um processo consciente, ativo e motivador, levando o aluno a desligar o piloto automático e agir de forma criativa e colaborativa. Pensando no potencial que atividades fundamentadas no Maker podem oferecer ao ensino, principalmente, ao que se refere ao ensino de Ciências na Educação Básica, elaboramos uma pesquisa de mestrado, a qual originou a Produção Técnica Educacional (PTE), intitulada de Manual Maker: atividades mão na massa para o ensino de Ciências. Esta produção educacional tem por objetivo estimular o interesse dos professores para utilizarem as atividades Maker, favorecendo um ensino prático e divertido, sem abdicar do currículo escolar. A proposta é composta por três atividades que relacionam o fazer com os conteúdos de Ciências contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Capítulo 1, traremos de forma sucinta os fundamentos metodológicos que nos levaram a elaborar a PTE, destacando a importância das escolhas didáticas do professor para favorecer o ensino de Ciências. Logo na sequência, daremos destaque ao produto, e, no Capítulo 2, o apresentaremos em sua totalidade. Finalizaremos com nossas considerações e percepções, tendo como base a aplicação da PTE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interesse | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Maker | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de Formação de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL MAKER: ATIVIDADES MÃO NA MASSA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons