Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Carlos Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T12:05:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T12:05:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Folder-Explicativo LaDQuiz_Carlos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721661 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O celular vem se tornando um vilão para o processo de educação, sendo necessário que os professores criem uma verdadeira competição pela atenção dos alunos dentro de sala de aula, pois estes aparelhos possuem muitos recursos e possibilidades que se tornam extremamente atrativas, muito mais que as atuais aulas ministradas nas escolas. Alternativas para as avaliações aplicadas atualmente pelos docentes da educação básica (ensino médio), como o uso de aplicativos para Smartphones, pode ser um aliado na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi testar e validar um aplicativo desenvolvido para smartphones que pode ser utilizado como uma alternativa ao processo de avaliação tradicional, utilizando-se uma TIC, tecnologia amplamente dominada pelos estudantes, para motivar e introduzir esse equipamento no processo de formação destes alunos. Para tal, utilizou-se o aplicativo LaDQUIZ, disponível gratuitamente em plataformas de compras, para gerar uma interface dentro da sala de aula entre o computador do professor e os Smartphones dos alunos, sem a necessidade do uso de internet externa, uma vez que a rede será criada no momento da aplicação das questões e após todos os alunos se conectarem será fechada pelo professor para que não ocorra interferência externa. As questões foram visualizadas pelos alunos através do recurso multimídia (data show) e respondidas diretamente em seus celulares. O questionário foi aplicado em substituição a um dos instrumentos avaliativos obrigatórios para o bimestre e ocorreu de forma tradicional, ou seja, após a explicação do conteúdo programado para o bimestre, o professor utilizou o instrumento avaliativo para verificar a compreensão do conteúdo pelos alunos. O uso do aplicativo permitiu ao professor ter a resposta individual de cada aluno armazenada e a discussão de cada questão, visto que, apresentou o percentual de resposta de cada alternativa. A utilização deste recurso se mostrou um instrumento de alta relevância para o processo de avaliação dos alunos, conferindo uma maior motivação e participação dos estudantes que se refletiu em um melhor desempenho e melhoria das notas em relação as avaliações tradicionais. Assim, a substituição de um instrumento avaliativo pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, neste caso, em forma de aplicativo para Smartphones, foi eficiente no processo pedagógico no que se refere à aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 444KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliações | pt_BR |
Título: dc.title | LADQUIZ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Geral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Folder-Explicativo LaDQuiz_Carlos.pdf | 444,86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721661/2/Folder-Explicativo LaDQuiz_Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons