O Ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial com o Patrimônio Histórico Arquitetônico de Sobral/CE - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Francisca Valdielle Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-16T11:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-16T11:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial com o Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Sobral-CEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721660-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar como uma abordagem Etnomatemática do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE auxilia o ensino dos arcos e ângulos de circunferência e da Geometria. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições de uma proposta Etnomatemática do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE para o ensino da Geometria e dos arcos e ângulos de circunferência? A escolha do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE como tema de nosso estudo, justifica-se pelo fato do município apresentar uma arquitetura histórica, formada por igrejas, casarões e monumentos que podem ser explorados para o ensino de Matemática, sob a perspectiva Etnomatemática, uma vez que são traços socioculturais dos estudantes desta cidade. A proposta composta por 6 (seis) atividades, foi elaborada observando a revisão de estudos sobre o patrimônio arquitetônico e o ensino de Geometria e a pesquisa de verificação com 10 (dez) professores de Matemática da Educação Básica que explicaram como usar a arquitetura de Sobral/CE para o ensino de Geometria. A Etnomatemática constituiuse no referencial teórico na elaboração da proposta de atividades. Na experimentação, submetemos as atividades Etnomatemática, à análise, a partir de um questionário semiestruturado, que foi aplicado ao grupo de 10 (dez) professores de Matemática que auxiliaram em sua construção. As respostas desses docentes foram coletadas, selecionadas, apresentadas e analisadas, buscando evidenciar as contribuições da proposta Etnomatemática para o ensino. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que as atividades contribuem para contextualizar o ensino de forma viva, rica, interdisciplinar e motivadora e se revelou como uma potencial estratégia para o ensino da Geometria e dos arcos e ângulos de circunferência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6607pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Planapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Arquitetônicopt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial com o Patrimônio Histórico Arquitetônico de Sobral/CE - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Emsino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais