Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Francisca Valdielle Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T11:45:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T11:45:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial com o Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Sobral-CE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar como uma abordagem Etnomatemática do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE auxilia o ensino dos arcos e ângulos de circunferência e da Geometria. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições de uma proposta Etnomatemática do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE para o ensino da Geometria e dos arcos e ângulos de circunferência? A escolha do patrimônio arquitetônico de Sobral/CE como tema de nosso estudo, justifica-se pelo fato do município apresentar uma arquitetura histórica, formada por igrejas, casarões e monumentos que podem ser explorados para o ensino de Matemática, sob a perspectiva Etnomatemática, uma vez que são traços socioculturais dos estudantes desta cidade. A proposta composta por 6 (seis) atividades, foi elaborada observando a revisão de estudos sobre o patrimônio arquitetônico e o ensino de Geometria e a pesquisa de verificação com 10 (dez) professores de Matemática da Educação Básica que explicaram como usar a arquitetura de Sobral/CE para o ensino de Geometria. A Etnomatemática constituiuse no referencial teórico na elaboração da proposta de atividades. Na experimentação, submetemos as atividades Etnomatemática, à análise, a partir de um questionário semiestruturado, que foi aplicado ao grupo de 10 (dez) professores de Matemática que auxiliaram em sua construção. As respostas desses docentes foram coletadas, selecionadas, apresentadas e analisadas, buscando evidenciar as contribuições da proposta Etnomatemática para o ensino. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que as atividades contribuem para contextualizar o ensino de forma viva, rica, interdisciplinar e motivadora e se revelou como uma potencial estratégia para o ensino da Geometria e dos arcos e ângulos de circunferência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6607 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Arquitetônico | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Geometria Euclidiana Plana e Espacial com o Patrimônio Histórico Arquitetônico de Sobral/CE - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Emsino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA_ Dissertação_(Versão Final).pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721660/1/FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA_ Dissertação_(Versão Final).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: