Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marinho, Carla Cristina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T00:44:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T00:44:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual para professores_Carla_Marinho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721658 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é o resultado de um trabalho de mestrado realizado no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde se analisaram as contribuições de uma sequência didática para o ensino de conceitos de acidez e basicidade. O uso de diversas estratégias didáticas no ensino de química favorece o processo de aprendizagem dos conteúdos e de compreensão da linguagem em química. Além de tornar as aulas mais prazerosas e motivadoras, despertando um maior interesse e participação dos alunos. A sequência didática apresentada neste manual foi planejada e aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com os conteúdos previstos para serem trabalhados nesse ano de escolaridade. O tema acidez e basicidade foi escolhido pois, são tópicos muito importantes na Química, e de grande abrangência e aplicabilidade. As estratégias utilizadas foram: leitura, problematização, jogos didáticos e experimentação. Espero que esse produto possa contribuir para a prática pedagógica do professor que o utilizará nas suas aulas de Química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,51MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acidez e basicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Título: dc.title | ABORDAGEM LÚDICO EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Geral | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual para Professores_Carla_Marinho.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721658/2/Manual para Professores_Carla_Marinho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons