
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Souza, Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:50:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T15:50:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A utilização das redes sociais no ensino de cinética química. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721513 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O uso das tecnologias da informação, em particular, as redes sociais, se apresentam como um meio de distração dentro da estrutura escolar. Normalmente, a primeira ação para resolver os problemas causados pelo desvio de atenção agravado pelo uso dessas tecnologias é a proibição ou a limitação do uso. As novas tecnologias de comunicação possuem sincronicidade e permitem que os alunos troquem informações em tempo real, possibilitando o compartilhamento de informações de interesse mútuo. As redes sociais twitter, facebook, instagram e tiktok são novas formas de comunicativas ainda pouco explorada pela escola e que possuem grande potencial para divulgação científica e de comunicação com os jovens estudantes. O objetivo desse trabalho é avaliar se a utilização das redes sociais contribui para o ensino de cinética química através do desenvolvimento de uma sequência didática. Essa pesquisa se baseia nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural, principalmente da visão de Vygotsky para quem a linguagem é um instrumento cultural complexo e por onde pode-se refletir sobre as práticas escolares e como pode-se contribuir para melhorar a comunicação e incentivar as diferentes formas de expressão no processo de ensino. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação e terá como participantes os estudantes da 2° série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na cidade de Aroeiras, pertencente a região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba. A coleta dos dados foi realizada através de questionários na escala likert e por meio da análise de conteúdos digitais produzidos pelos estudantes. Os estudantes participantes da pesquisa indicaram que a utilização dos recursos digitais é motivadores e pode ser utilizado no processo de ensino aprendizagem da cinética química de forma positiva, colocando o estudante em uma posição mais ativa na construção do seu conhecimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 735 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TICs | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinética química | pt_BR |
| Título: dc.title | A utilização das redes sociais no ensino de cinética química. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional.pdf | Caderno de apoio ao professor - Paulo de Souza | 735.9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721513/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons