Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARIA DO CARMO, Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T02:05:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T02:05:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria do Carmo da Silva - Dissertação - Versão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721480 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Patrimônio Cultural corresponde à valorização de tudo que seja capaz de representar um valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico, os quais se vinculam à identidade, à ação e à memória do povo brasileiro. No âmbito da cidade de Olinda-PE, mesmo sendo um município detentor de elevado valor histórico e cultural para o âmbito do país como um todo, a valorização deste tesouro ainda se mostra aquém do necessário. Vislumbra-se uma lacuna em projetos de Educação Patrimonial no âmbito local, de modo a levar crianças e adultos a integrarem um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, com a experiência e o contato direto com as manifestações da cultura e do patrimônio. Frente ao exposto, a presente dissertação tem por objetivo geral implementar uma experiência de Educação Patrimonial em escolas do município de Olinda-PE, como forma de promover e valorizar o patrimônio local. Com relação aos procedimentos metodológicos, o trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento de um produto técnico, contemplando a realização de visitas a uma escola estadual, com oficinas de educação patrimonial junto aos professores e alunos. Os resultados mostraram que o debate sobre a legislação que fundamenta a política de patrimônio, de modo a construir a aprendizagem sobre a temática apresentada aliado ao passeio guiado pelo sítio histórico; e a criação de um jogo da memória sobre a educação patrimonial na cidade de Olinda – PE, obtiveram êxito em sua proposta, tendo em vista o engajamento e aproveitamento demonstrado por professores e alunos em torno da educação patrimonial. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem cultural e espaço urbano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e identidade social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Título: dc.title | A valorização do patrimônio histórico-cultural de Olinda-PE: Educação Patrimonial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria do Carmo da Silva - Dissertação - Versão Final.pdf | Dissertação | 3,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721480/2/Maria do Carmo da Silva - Dissertação - Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons