A valorização do patrimônio histórico-cultural de Olinda-PE: Educação Patrimonial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARIA DO CARMO, Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T02:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T02:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-17-
identificador: dc.identifier.otherMaria do Carmo da Silva - Dissertação - Versão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721480-
Resumo: dc.description.abstractO Patrimônio Cultural corresponde à valorização de tudo que seja capaz de representar um valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico, os quais se vinculam à identidade, à ação e à memória do povo brasileiro. No âmbito da cidade de Olinda-PE, mesmo sendo um município detentor de elevado valor histórico e cultural para o âmbito do país como um todo, a valorização deste tesouro ainda se mostra aquém do necessário. Vislumbra-se uma lacuna em projetos de Educação Patrimonial no âmbito local, de modo a levar crianças e adultos a integrarem um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, com a experiência e o contato direto com as manifestações da cultura e do patrimônio. Frente ao exposto, a presente dissertação tem por objetivo geral implementar uma experiência de Educação Patrimonial em escolas do município de Olinda-PE, como forma de promover e valorizar o patrimônio local. Com relação aos procedimentos metodológicos, o trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento de um produto técnico, contemplando a realização de visitas a uma escola estadual, com oficinas de educação patrimonial junto aos professores e alunos. Os resultados mostraram que o debate sobre a legislação que fundamenta a política de patrimônio, de modo a construir a aprendizagem sobre a temática apresentada aliado ao passeio guiado pelo sítio histórico; e a criação de um jogo da memória sobre a educação patrimonial na cidade de Olinda – PE, obtiveram êxito em sua proposta, tendo em vista o engajamento e aproveitamento demonstrado por professores e alunos em torno da educação patrimonial.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem cultural e espaço urbanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania e identidade socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Título: dc.titleA valorização do patrimônio histórico-cultural de Olinda-PE: Educação Patrimonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
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