Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AURELIANO, SOARES GUEDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T01:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T01:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Aureliano - Versão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721478 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades de utilização do futebol como ferramenta pedagógica para o ensino de História, nas turmas de Ensino Médio Integral de Pernambuco, na perspectiva de criar uma educação mais humanista e aproximada do mundo real em que vivem os estudantes. Implementou-se a unidade curricular eletiva intitulada "Como o futebol explica a sociedade?" com o intuito de trazer uma discussão sobre essa nova atividade pedagógica na Escola de Referencia em Ensino Médio Prof. Agamenon Magalhães no município de São Lourenço da Mata-PE. Através da utilização do futebol na sala de aula como ferramenta pedagógica, mediante a utilização de ferramentas diversas, como vídeos e textos, aprofundar discussões sobre situações sociais que são cotidianas tanto no futebol, como na sociedade brasileira e no cotidiano dos estudantes, como racismo, homofobia e sexismo. A eletiva possibilitou não apenas trazer o futebol para dentro da sala como também a ampliação do debate histórico sobre características da sociedade brasileira. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Título: dc.title | Esporte como ferramenta para o Ensino de História: debates sobre a implementação da unidade curricular “como o futebol explica a sociedade?” Na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Agamenon Magalhães | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Aureliano - Versão Final.pdf | Dissertação | 3,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721478/2/Dissertação Aureliano - Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons