Esporte como ferramenta para o Ensino de História: debates sobre a implementação da unidade curricular “como o futebol explica a sociedade?” Na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Agamenon Magalhães

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAURELIANO, SOARES GUEDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T01:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T01:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Aureliano - Versão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721478-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades de utilização do futebol como ferramenta pedagógica para o ensino de História, nas turmas de Ensino Médio Integral de Pernambuco, na perspectiva de criar uma educação mais humanista e aproximada do mundo real em que vivem os estudantes. Implementou-se a unidade curricular eletiva intitulada "Como o futebol explica a sociedade?" com o intuito de trazer uma discussão sobre essa nova atividade pedagógica na Escola de Referencia em Ensino Médio Prof. Agamenon Magalhães no município de São Lourenço da Mata-PE. Através da utilização do futebol na sala de aula como ferramenta pedagógica, mediante a utilização de ferramentas diversas, como vídeos e textos, aprofundar discussões sobre situações sociais que são cotidianas tanto no futebol, como na sociedade brasileira e no cotidiano dos estudantes, como racismo, homofobia e sexismo. A eletiva possibilitou não apenas trazer o futebol para dentro da sala como também a ampliação do debate histórico sobre características da sociedade brasileira.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFutebolpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Título: dc.titleEsporte como ferramenta para o Ensino de História: debates sobre a implementação da unidade curricular “como o futebol explica a sociedade?” Na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Agamenon Magalhãespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons