Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Natalia Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marim, Vlademir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-13T13:01:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-13T13:01:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Natália Marques Gonçalves | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721438 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A recepção dos professores iniciantes é um momento de grande importância para a comunidade escolar e muito significativo para esses novos profissionais docentes. Sabemos que ainda que o docente iniciante tenha desenvolvido, em sua formação de base, conhecimentos teóricos, pedagógicos, psicopedagógicos e tenha vivências adquiridas nos estágios supervisionados, práticas pedagógicas e/ou pela participação em programas de incentivo à docência durante a graduação, é necessário apoiá-lo e impulsioná-lo para que permaneça na carreira docente. Apoiados em programas de indução docente realizados em países Iberoamericanos, preparamos esse guia para auxiliar gestores, tutores e professores que objetivam implementar esta estratégia formativa para a inserção dos professores iniciantes na comunidade escolar, bem como ajudá-los a desenvolver a autonomia e a identidade docente, visto que os anos iniciais da carreira docente são desafiadores. Desejamos a você um excelente estudo, e que este guia possa te ajudar a conhecer e implementar o Programa de Indução Docente e auxiliar no que for necessário para colocá-lo em prática. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,20 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indução Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor iniciante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Projeto de indução docente: estratégia formativa para professores iniciantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Natália Marques Gonçalves.pdf | Produto Educacional - Natália Marques Gonçalves | 6.35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721438/2/Produto Educacional - Natália Marques Gonçalves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons