Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TÉRCIO, QUEIROZ LEAL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T02:09:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T02:09:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tércio de Queiroz Leal - Dissertação - Versão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721434 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “Ensino de história e direitos humanos: a (re)construção de valores acerca da Segunda Guerra Mundial a partir do projeto didático “História em Quadrinhos e guerras: que história é essa?””, tem como objetivo enfatizar os valores de direitos humanos a partir de uma Sequência Didática sobre a Segunda Guerra Mundial. Esta proposta foi motivada pela constatação de que a violência da guerra é naturalizada pelos estudantes, repercutindo na forma como os direitos humanos são vistos. Ideias preconcebidas acerca dos direitos humanos, não raro, são vistas como direitos de impunidade. Evidenciam a falta de empatia e solidariedade necessárias ao protagonismo estudantil voltado aos valores da vida. Utilizamos cartas de jovens que viveram o conflito como meio de sensibilizar os estudantes. A Sequência Didática propõe a elaboração de uma História em Quadrinhos através das impressões sobre a guerra deixadas nas cartas. O arcabouço teórico desse trabalho buscou subsídios na área de ensino de história em autores como Araújo (2005), Cerri, (2011), Freire (1987), Pinsky, B. e Pinsky J. (2007), Selva Guimarães e Marcos Silva ( 2007); em direitos humanos e sua abrangência em Arend (1994), Araújo (2013), Benevides (2007), Candau (2013), Freire (1967), Sémelin (2009), Butler (2019), Mbembe (2016); em educação em Apple (2011), Zabala ( 1998), Pinar (2016), Goodson (2018), Carretero (2010), Delors (2003); em escrita de si em Gomes (2004); em arte sequencial em McCloud, (2005), Santos e Vergueiro (2012), Rodrigues (2012); além da obra que norteia a Sequência Didática, Wallis e Palmer (2014). Esse estudo possibilitou uma abertura às novas abordagens de ensino e aprendizagem voltadas para o debate da cidadania e do protagonismo estudantil. Esse trabalho, por fim, traz elementos que tornam possível o debate sobre direitos humanos, empatia e valor da vida, a partir da visão de jovens que passaram pelos horrores da guerra. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segunda Guerra Mundial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e Direitos Humanos: a (re)construção de valores acerca da Segunda Guerra Mundial a partir do projeto didático “História em Quadrinhos e Guerras: que História é essa?” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tércio de Queiroz Leal - Dissertação - Versão Final.pdf | Dissertação | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721434/2/Tércio de Queiroz Leal - Dissertação - Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons