Ensino de História e Direitos Humanos: a (re)construção de valores acerca da Segunda Guerra Mundial a partir do projeto didático “História em Quadrinhos e Guerras: que História é essa?”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTÉRCIO, QUEIROZ LEAL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T02:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T02:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTércio de Queiroz Leal - Dissertação - Versão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721434-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “Ensino de história e direitos humanos: a (re)construção de valores acerca da Segunda Guerra Mundial a partir do projeto didático “História em Quadrinhos e guerras: que história é essa?””, tem como objetivo enfatizar os valores de direitos humanos a partir de uma Sequência Didática sobre a Segunda Guerra Mundial. Esta proposta foi motivada pela constatação de que a violência da guerra é naturalizada pelos estudantes, repercutindo na forma como os direitos humanos são vistos. Ideias preconcebidas acerca dos direitos humanos, não raro, são vistas como direitos de impunidade. Evidenciam a falta de empatia e solidariedade necessárias ao protagonismo estudantil voltado aos valores da vida. Utilizamos cartas de jovens que viveram o conflito como meio de sensibilizar os estudantes. A Sequência Didática propõe a elaboração de uma História em Quadrinhos através das impressões sobre a guerra deixadas nas cartas. O arcabouço teórico desse trabalho buscou subsídios na área de ensino de história em autores como Araújo (2005), Cerri, (2011), Freire (1987), Pinsky, B. e Pinsky J. (2007), Selva Guimarães e Marcos Silva ( 2007); em direitos humanos e sua abrangência em Arend (1994), Araújo (2013), Benevides (2007), Candau (2013), Freire (1967), Sémelin (2009), Butler (2019), Mbembe (2016); em educação em Apple (2011), Zabala ( 1998), Pinar (2016), Goodson (2018), Carretero (2010), Delors (2003); em escrita de si em Gomes (2004); em arte sequencial em McCloud, (2005), Santos e Vergueiro (2012), Rodrigues (2012); além da obra que norteia a Sequência Didática, Wallis e Palmer (2014). Esse estudo possibilitou uma abertura às novas abordagens de ensino e aprendizagem voltadas para o debate da cidadania e do protagonismo estudantil. Esse trabalho, por fim, traz elementos que tornam possível o debate sobre direitos humanos, empatia e valor da vida, a partir da visão de jovens que passaram pelos horrores da guerra.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e Direitos Humanos: a (re)construção de valores acerca da Segunda Guerra Mundial a partir do projeto didático “História em Quadrinhos e Guerras: que História é essa?”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
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