Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PABLO JEOVANE, SANTOS FARIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T01:57:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T01:57:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Pablo _versao PDF_220927_200552 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721433 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A construção das habilidades de leitura são essenciais para a formação da cidadania no mundo contemporâneo. Dessa forma, refletir sobre os problemas que envolvem o letramento, abrange uma variedade de contextos e desafios do mundo atual. O presente trabalho visa refletir acerca do Letramento Histórico como prática mediadora no sentido de confrontar opiniões contraditórias para a formação de sujeitos ativos em busca de novos horizontes. Para tanto, utilizamos de metodologia com a finalidade de adaptar fontes históricas, sendo estas um dos recursos mais utilizados em sala de aula. Contudo, a linguagem apresentada nas diferentes mídias nem sempre é acessível para os discentes, sobretudo aqueles com dificuldades na construção do letramento. Nesse sentido, a adaptação de fontes históricas possibilita aos alunos compreenderem melhor os conceitos e conhecimentos históricos. Logo, o produto traz informações acerca da aprendizagem e cidadania na Antiguidade, permitindo argumentar sobre variadas temáticas naquele contexto e no mundo atual. Consequentemente, a adaptação pode ser contraposta a fonte original e a outras fontes ou mesmo ao livro didático com o objetivo de delinear e apresentar atividades que integram o letramento histórico e a cidadania. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação de Fontes Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas Históricas | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias de letramento histórico enquanto prática mediadora: uma discussão sobre o conceito de cidadania a partir da adaptação de uma fonte da Antiguidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Pablo _versao PDF_220927_200552.pdf | Dissertação | 1,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721433/2/Dissertação_Pablo _versao PDF_220927_200552.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons