Estratégias de letramento histórico enquanto prática mediadora: uma discussão sobre o conceito de cidadania a partir da adaptação de uma fonte da Antiguidade

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPABLO JEOVANE, SANTOS FARIAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T01:57:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T01:57:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Pablo _versao PDF_220927_200552pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721433-
Resumo: dc.description.abstractA construção das habilidades de leitura são essenciais para a formação da cidadania no mundo contemporâneo. Dessa forma, refletir sobre os problemas que envolvem o letramento, abrange uma variedade de contextos e desafios do mundo atual. O presente trabalho visa refletir acerca do Letramento Histórico como prática mediadora no sentido de confrontar opiniões contraditórias para a formação de sujeitos ativos em busca de novos horizontes. Para tanto, utilizamos de metodologia com a finalidade de adaptar fontes históricas, sendo estas um dos recursos mais utilizados em sala de aula. Contudo, a linguagem apresentada nas diferentes mídias nem sempre é acessível para os discentes, sobretudo aqueles com dificuldades na construção do letramento. Nesse sentido, a adaptação de fontes históricas possibilita aos alunos compreenderem melhor os conceitos e conhecimentos históricos. Logo, o produto traz informações acerca da aprendizagem e cidadania na Antiguidade, permitindo argumentar sobre variadas temáticas naquele contexto e no mundo atual. Consequentemente, a adaptação pode ser contraposta a fonte original e a outras fontes ou mesmo ao livro didático com o objetivo de delinear e apresentar atividades que integram o letramento histórico e a cidadania.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação de Fontes Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania e Direitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas Históricaspt_BR
Título: dc.titleEstratégias de letramento histórico enquanto prática mediadora: uma discussão sobre o conceito de cidadania a partir da adaptação de uma fonte da Antiguidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
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