Comunidades Quilombolas de Pernambuco: um paradidático com Narrativas Históricas para a Educação Básica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambuco UPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANCHIRLES, COSTA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T01:40:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T01:40:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao - Comunidades Quilombolas de Pernambuco com Paradidatico Anexo - Sanchirles da Costa Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721432-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou conhecer as narrativas históricas de três comunidades quilombolas de Pernambuco: Conceição das Crioulas, Negros do Osso e Onze Negras, para que professores e estudantes da educação básica possam trabalhar a temática em sala de aula, explorando discussões sobre as relações étnico-raciais a partir destas trajetórias, por meio de ações e práticas pedagógicas afirmativas de valorização do legado afro-brasileiro. Nossa problemática teve como base a ausência de materiais didáticos voltados à realidade das comunidades quilombolas do território pernambucano, sendo raras as produções disponíveis ou mesmo inexistentes. Procedemos a uma metodologia de levantamento bibliográfico do que tem sido produzido por pesquisadores, especialmente intelectuais negros, que se debruçam nos estudos sobre o quilombo, em seus conceitos e origens, com foco na pesquisa histórica das comunidades quilombolas mencionadas. Concluímos que, por conta do contato que a comunidade escolar possui com as obras paradidáticas, podemos fazer uso desta produção para contribuir com a discussão em sala de aula, numa perspectiva decolonial, evidenciando as estratégias usadas pela população negra na sua luta pela sobrevivência, resistência, espaços de negociação e de continuidades históricas, com ênfase ao protagonismo de mulheres negras dessas comunidades. Apresentamos como parte propositiva deste trabalho um livro paradidático no formato e-book, elaborado a partir da escrita da presente dissertação, adaptada para uma linguagem acessível e atrativa intitulado “Comunidades Quilombolas de Pernambuco: Narrativas Históricas para discussão das relações étnico-raciais na Educação Básica”, com reflexões sugeridas pelo manual de Orientações e Ações Práticas para a Educação das Relações Étnico-Raciais, aplicadas a cada etapa de ensino da educação básica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
Título: dc.titleComunidades Quilombolas de Pernambuco: um paradidático com Narrativas Históricas para a Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História ProfHistóriapt_BR
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