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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco UPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANCHIRLES, COSTA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T01:40:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T01:40:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao - Comunidades Quilombolas de Pernambuco com Paradidatico Anexo - Sanchirles da Costa Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721432 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou conhecer as narrativas históricas de três comunidades quilombolas de Pernambuco: Conceição das Crioulas, Negros do Osso e Onze Negras, para que professores e estudantes da educação básica possam trabalhar a temática em sala de aula, explorando discussões sobre as relações étnico-raciais a partir destas trajetórias, por meio de ações e práticas pedagógicas afirmativas de valorização do legado afro-brasileiro. Nossa problemática teve como base a ausência de materiais didáticos voltados à realidade das comunidades quilombolas do território pernambucano, sendo raras as produções disponíveis ou mesmo inexistentes. Procedemos a uma metodologia de levantamento bibliográfico do que tem sido produzido por pesquisadores, especialmente intelectuais negros, que se debruçam nos estudos sobre o quilombo, em seus conceitos e origens, com foco na pesquisa histórica das comunidades quilombolas mencionadas. Concluímos que, por conta do contato que a comunidade escolar possui com as obras paradidáticas, podemos fazer uso desta produção para contribuir com a discussão em sala de aula, numa perspectiva decolonial, evidenciando as estratégias usadas pela população negra na sua luta pela sobrevivência, resistência, espaços de negociação e de continuidades históricas, com ênfase ao protagonismo de mulheres negras dessas comunidades. Apresentamos como parte propositiva deste trabalho um livro paradidático no formato e-book, elaborado a partir da escrita da presente dissertação, adaptada para uma linguagem acessível e atrativa intitulado “Comunidades Quilombolas de Pernambuco: Narrativas Históricas para discussão das relações étnico-raciais na Educação Básica”, com reflexões sugeridas pelo manual de Orientações e Ações Práticas para a Educação das Relações Étnico-Raciais, aplicadas a cada etapa de ensino da educação básica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades quilombolas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
Título: dc.title | Comunidades Quilombolas de Pernambuco: um paradidático com Narrativas Históricas para a Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
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