Exposição fotográfica “O trabalho dos TAE em imagens e textos”: intervenção por meio da imagem fotográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWolniewicz, Eveline-
Autor(es): dc.contributor.authorOtani, Nilo-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-11T00:40:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-11T00:40:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional encarte Eveline B. B. Wolniewiczpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721352-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional foi construído e implementado no decorrer do curso de mestrado profissional em rede nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A produção de um produto educacional é uma exigência demandada em programas de pós-graduação profissionais na área de ensino, área que por definição é interdisciplinar. De modo geral, os cursos de mestrado profissional na área de ensino destinam-se aos professores em exercício na educação básica e os produtos educacionais produzidos pelos alunos devem ser publicados em alguma plataforma online de modo a ficarem disponíveis para que possam ser utilizados por outros profissionais. O ProfEPT desde a divulgação do primeiro edital do processo seletivo oportunizou o ingresso tanto de docentes quanto de técnicos-administrativos em educação (TAE), além de ter disponibilizado vagas de ampla concorrência destinadas à comunidade em geral, congregando de maneira inédita profissionais de diversas áreas de formação como administradores, contadores, jornalistas, enfermeiros, educadores físicos, pedagogos, dentre outros. A proposta do ProfEPT busca proporcionar qualificação profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a finalidade, tanto de produzir conhecimento, como de desenvolver produtos, por meio de pesquisas de natureza aplicada que integrem os saberes inerentes ao mundo de trabalho e ao conhecimento sistematizado. Ao voltar o meu olhar para as situações reais vividas em minha atuação profissional e buscar delinear uma proposta de intervenção na realidade vivida por meio do produto educacional, o esforço não foi de pequena proporção, uma vez que o cargo que ocupo em uma Universidade Federal Pública é o de administradora e o ambiente organizacional onde estou inserida é o administrativo, no setor de compras e licitações. A minha pesquisa de mestrado não teve como foco a sala de aula, a formação de professores ou processos que envolvem diretamente alunos e professores. Meu propósito foi compreender o processo de construção da identidade profissional do TAE na EPT. Além disso, o fato de ter ingressado na primeira turma do Programa e, portanto, não ter contado com um portfólio referencial de produtos educacionais elaborados por colegas de turmas anteriores, maximizou o desafio posto. Apesar das dificuldades, acredito que encontrei um caminho com o auxílio de meus professores orientadores. Depois de muito estudo e troca de ideias, chegamos à proposta de realizar um produto educacional classificado na tipologia atividades de extensão (exposições) de acordo com o documento da área de Ensino da Capes para os mestrados profissionais. Não restam dúvidas que uma escola não se faz apenas com professores e alunos. Sempre estiveram presentes nas escolas outros trabalhadores e os TAE, especificamente, possuem um papel muito importante na EPT. Sendo o universo da EPT o universo do trabalho e dos trabalhadores, busquei em minha pesquisa descortinar o trabalho desempenhado pelos TAE e revelar aspectos do contexto de trabalho onde esse trabalhador está cotidianamente inserido, de maneira que ele tenha voz e se sinta protagonista do processo de constituição da sua identidade profissional. Para tanto, a fotografia foi utilizada como uma aliada para a ampliação do olhar. Minha intenção neste produto é compartilhar a experiência que vivenciei durante este intenso processo criativo de criar uma exposição fotográfica e convidá-lo (a) a criar a sua. Espero que esse material também contribua com novas ideias para que outros alunos consigam articular com êxito o ensino (no cotidiano da sala de aula ou nos diferentes espaços educativos), a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento do produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,70 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExposição Fotográficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTAEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Título: dc.titleExposição fotográfica “O trabalho dos TAE em imagens e textos”: intervenção por meio da imagem fotográficapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons