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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Marina Maia da, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-10T12:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-10T12:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIÁLOGOS MARIA FELIPA DE OLIVEIRA: MEMÓRIA, FEMINISMO NEGRO E PEDAGOGIA ENGAJADA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar as memórias e representações de Maria Felipa de Oliveira, heroína negra da independência do Brasil na Bahia, que circulam em sociedade, de modo a contribuir para a valorização da mulher negra na história e para o ensino de História comprometido com a educação das relações étnico-raciais. Para isso, se discute a relação entre memória, identidade e ensino, destacando os tensionamentos provocados pela Lei 10.639/03 e o lugar de fronteira do ensino de história a partir da crítica decolonial e deslocamentos da interculturalidade crítica. Como aporte teórico metodológico, tem-se as produções do feminismo negro e suas contribuições para a educação, destacando a interseccionalidade como categoria aplicada ao ensino de história e a Pedagogia Engajada como abordagem para a sala de aula. Neste percurso, as memórias dos ilhéus de Itaparica foram fontes para a análise do protagonismo de Maria Felipa e fundamentaram uma perspectiva de ensino engajado e em defesa da alteridade social. Como parte deste trabalho, vinculado a linha de pesquisa “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, apresenta-se uma solução didático-pedagógica com o objetivo de levar Maria Felipa para a sala de aula, e a potência formativa positiva que ela representa para a identidade negra das/dos estudantes. As atividades sugeridas estão alinhadas com os caminhos da pesquisa e abrem possibilidades para um ensino de história a partir das mulheres negras e contra o racismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Maria Felipa de Oliveira; Memória; Feminismo; Pedagogia Engajada. | pt_BR |
Título: dc.title | Diálogos Maria Felipa de Oliveira: Memória, Feminismo Negro e Pedagogia Engajada no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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