Diálogos Maria Felipa de Oliveira: Memória, Feminismo Negro e Pedagogia Engajada no ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marina Maia da,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-10T12:35:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-10T12:35:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherDIÁLOGOS MARIA FELIPA DE OLIVEIRA: MEMÓRIA, FEMINISMO NEGRO E PEDAGOGIA ENGAJADA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721323-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo analisar as memórias e representações de Maria Felipa de Oliveira, heroína negra da independência do Brasil na Bahia, que circulam em sociedade, de modo a contribuir para a valorização da mulher negra na história e para o ensino de História comprometido com a educação das relações étnico-raciais. Para isso, se discute a relação entre memória, identidade e ensino, destacando os tensionamentos provocados pela Lei 10.639/03 e o lugar de fronteira do ensino de história a partir da crítica decolonial e deslocamentos da interculturalidade crítica. Como aporte teórico metodológico, tem-se as produções do feminismo negro e suas contribuições para a educação, destacando a interseccionalidade como categoria aplicada ao ensino de história e a Pedagogia Engajada como abordagem para a sala de aula. Neste percurso, as memórias dos ilhéus de Itaparica foram fontes para a análise do protagonismo de Maria Felipa e fundamentaram uma perspectiva de ensino engajado e em defesa da alteridade social. Como parte deste trabalho, vinculado a linha de pesquisa “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, apresenta-se uma solução didático-pedagógica com o objetivo de levar Maria Felipa para a sala de aula, e a potência formativa positiva que ela representa para a identidade negra das/dos estudantes. As atividades sugeridas estão alinhadas com os caminhos da pesquisa e abrem possibilidades para um ensino de história a partir das mulheres negras e contra o racismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Maria Felipa de Oliveira; Memória; Feminismo; Pedagogia Engajada.pt_BR
Título: dc.titleDiálogos Maria Felipa de Oliveira: Memória, Feminismo Negro e Pedagogia Engajada no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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