COMO DESENVOLVER COM OS ALUNOS DE QUÍMICA UM JUÍZO MATEMÁTICO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Marcus Brunno Vivas de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Rodrigo Veiga Tenório de-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Antônio Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T16:42:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T16:42:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherCOMO DESENVOLVER COM OS ALUNOS DE QUÍMICA UM JUÍZO MATEMÁTICO NO ESTUDO DE SOLUÇÕESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721303-
Resumo: dc.description.abstractA educação pública na Bahia vem enfrentando muitos desafios tais como a evasão escolar, o desinteresse dos educandos, a falta de compromisso dos alunos na resolução de atividades, como também a desvalorização profissional dos educadores, são fatores que contribuem para dificultar a aprendizagem do educando. Por isso, inferimos que a contextualização da disciplina, trazendo-a para o cotidiano destes alunos, pode ajudar no entendimento dos conteúdos e aumentar o interesse deles na aprendizagem da mesma. Na química, essa prática de atividades experimentais tem sido sugerida constantemente nos documentos oficiais que tratam de questões curriculares e metodológicas do ensino fundamental (9o ano) e no ensino médio e também por diversos pesquisadores que procuram avaliar sua importância e eficácia na relação ensino-aprendizagem. A falta de conhecimento de conteúdos considerados elementares da matemática demanda à maioria dos estudantes uma dificuldade na resolução de cálculos de diversos tipos, por exemplo, em exercícios, onde destacamos o estudo das soluções. Diante de tal situação, buscou-se investigar nesse estudo de que maneira a utilização de uma metodologia de ensino, diferente das tradicionalmente utilizadas no ensino de química, que pudesse propor uma abordagem, baseada em um processo de matematização no estudo do conteúdo programático “soluções”, contribuindo em uma aprendizagem mais significativa conforme a Teoria da Aprendizagem Significativa de Alsubel para os alunos do 2o ano de um Colégio Estadual de Ensino Médio em uma cidade no sul da Bahia. Na metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa com objetivo descritivo e delineamento quase experimental que contou com as seguintes etapas: (i) problematização inicial, (ii) organização do conhecimento e (iii) avaliação final. Os dados foram produzidos a partir de atividades desenvolvidas com 76 alunos de duas turmas por meio de questionários e testes com questionamentos às vezes objetivos, porém discursivos, em aulas dialógicas. O estudo revelou a dificuldade dos alunos com a matemática básica. A limitação de conhecimento de alguns conteúdos ementares da matemática (frações, operações matemática, funções, proporção, regra de três) tendem a contribuir com as dificuldades de aprendizagem de química em diversos níveis de ensino. No entanto, os alunos demonstraram desenvolvimento nos juízos matemáticos necessários para a resolução de questões sobre soluções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent725KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatematização no ensino de química,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteoria da aprendizagem significativa de Alsubelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudo das soluções.pt_BR
Título: dc.titleCOMO DESENVOLVER COM OS ALUNOS DE QUÍMICA UM JUÍZO MATEMÁTICO NO ESTUDO DE SOLUÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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