Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Maurício dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jr, Baraquizio Braga do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T12:45:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T12:45:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Química+ um jogo digital para o ensino de propriedades físicas e química dos compostos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721299 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de ensino e aprendizado vai muito além de tornar o conteúdo disponível. Um dos desafios impostos no ensino de química é despertar o interesse do aluno para um aprendizado efetivo dos conteúdos. Nesse sentido, metodologias que favoreçam o aprendizado e estimulem o interesse dos alunos para aprenderem são de fundamental importância no cenário educacional. Sendo assim, o uso dos jogos digitais educacionais se mostra como um instrumento com bastante potencial de promover um aprendizado significativo, favorecendo os processos para o ensino de química. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a influência do jogo Química+ como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizado para o conteúdo de propriedades físicas e químicas dos compostos para uma turma do 2o ano do ensino médio da cidade de santo Antônio de Jesus, Bahia. Desse modo, tomando como ponto de partida as observações durante a realização do jogo e dos resultados obtidos com a metodologia pode-se notar que o jogo Química+ de fato favorece o engajamento e interesse dos alunos para a aula de química. Além disso, os resultados obtidos demonstraram que o jogo favoreceu o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções para os problemas apresentados, demonstrando que é um instrumento útil para o ensino de química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 392KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chaves: Jogos, ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | e propriedades físico-químicas | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA+ UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICA DOS COMPOSTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Mauricio Dias.pdf | 391,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721299/2/Produto educacional Mauricio Dias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons