ESTUDO SOBRE OS TIPOS DE AVALIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNonato, Mariele Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Joelia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T12:35:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T12:35:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherESTUDO SOBRE OS TIPOS DE AVALIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721297-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação foi desenvolvida em cumprimento com a regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2020 a 2022. A qual tem por objetivo geral observar em qual tipo de instrumento avaliativo os estudantes do 3o ano A do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no Km 100 – Brejões–BA, logram melhores êxitos. Em seguida foi realizado uma abordagem sob a ótica do estilo de aprendizagem de cada participante. Assim, este trabalho se propõe a discutir sobre avaliação e estilos de aprendizagem, pontuando e relacionando as interferências de uma área na outra. Para tanto esta investigação traz tanto a concepção quanto sugestões de diversas metodologias avaliativas, como prova online, oral, escrita, jogos, entre outras. Além de diferentes concepções sobre os estilos de aprendizagem, a exemplo de Gregorc (1979), Kolb (1984), Felder-Silverman (1988) e Neil Fleming (1992). Já as discussões sobre avaliação aqui presentes foram baseadas na teoria da Avaliação Mediadora da professora Jussara Holffmann e a Avaliação da Aprendizagem do professor Cipriano Luckesi. Além disso, busca compreender de que forma, a partir do entendimento que discentes e docentes tenham dos estilos de aprendizagem, bem como dos mecanismos para utilizar suas habilidades natas em favor da aquisição de conhecimento, seria possível utilizá- los nas avaliações, logrando com isso melhores desempenhos. Para trilhar esse caminho foi aplicada uma sequência didática com o tema de Chuva Ácida. Mesmo tendo sido realizada na área de química, os resultados obtidos podem auxiliar educadores de quaisquer disciplinas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent654KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de Aprendizagem, Avaliação,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias, Educação.pt_BR
Título: dc.titleESTUDO SOBRE OS TIPOS DE AVALIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons