Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nonato, Mariele Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Joelia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T12:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T12:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTUDO SOBRE OS TIPOS DE AVALIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente investigação foi desenvolvida em cumprimento com a regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2020 a 2022. A qual tem por objetivo geral observar em qual tipo de instrumento avaliativo os estudantes do 3o ano A do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no Km 100 – Brejões–BA, logram melhores êxitos. Em seguida foi realizado uma abordagem sob a ótica do estilo de aprendizagem de cada participante. Assim, este trabalho se propõe a discutir sobre avaliação e estilos de aprendizagem, pontuando e relacionando as interferências de uma área na outra. Para tanto esta investigação traz tanto a concepção quanto sugestões de diversas metodologias avaliativas, como prova online, oral, escrita, jogos, entre outras. Além de diferentes concepções sobre os estilos de aprendizagem, a exemplo de Gregorc (1979), Kolb (1984), Felder-Silverman (1988) e Neil Fleming (1992). Já as discussões sobre avaliação aqui presentes foram baseadas na teoria da Avaliação Mediadora da professora Jussara Holffmann e a Avaliação da Aprendizagem do professor Cipriano Luckesi. Além disso, busca compreender de que forma, a partir do entendimento que discentes e docentes tenham dos estilos de aprendizagem, bem como dos mecanismos para utilizar suas habilidades natas em favor da aquisição de conhecimento, seria possível utilizá- los nas avaliações, logrando com isso melhores desempenhos. Para trilhar esse caminho foi aplicada uma sequência didática com o tema de Chuva Ácida. Mesmo tendo sido realizada na área de química, os resultados obtidos podem auxiliar educadores de quaisquer disciplinas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 654KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estilos de Aprendizagem, Avaliação, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias, Educação. | pt_BR |
Título: dc.title | ESTUDO SOBRE OS TIPOS DE AVALIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Mariele Almeida Nonato.pdf | 653,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721297/2/Produto Educacional - Mariele Almeida Nonato.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons