Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Maia Reis Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giampedro, Renê Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T16:24:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T16:24:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de curso híbrido para a aprendizagem significativa de química orgânica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721292 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo foi pautado pela busca de estratégias capazes de favorecer a aprendizagem significativa de química a partir de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, aliada a recursos didáticos como mapas conceituais, seminários e estudo dirigido de textos de divulgação científica. As sequências de ensino foram desenvolvidas durante as três unidades do ano letivo de 2019 e participaram deste estudo alunos das quatro turmas de 3° ano do ensino médio regular, matutino, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Camaçari/BA. A proposta constituiu na aplicação de três Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), visando a aprendizagem de conteúdos e temas associados à Química Orgânica. Metodologicamente considera-se essa pesquisa, por sua natureza e finalidade, como de cunho qualitativo, exploratório, descritivo, interventivo, fundamentado na experiência docente/discente. A avaliação do projeto de ensino como eficaz ou não, foi realizada a partir da análise do desempenho estudantil nas avaliações propostas para cada unidade e considerando a opinião dos próprios discentes através de um questionário avaliativo. Os resultados obtidos através da aplicação dessa metodologia foram satisfatórios, visto que a proposta de mudança no ensino da disciplina teve boa aceitabilidade e as turmas participaram das atividades quase que integralmente, contribuindo assim para melhoria da aprendizagem, das notas e do próprio processo pedagógico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.273KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS, aprendizagem significativa, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino híbrido, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas, ensino de química. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de curso híbrido para a aprendizagem significativa de química orgânica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Maia Reis.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721292/2/Produto Educacional - Maia Reis.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons