Uma proposta de curso híbrido para a aprendizagem significativa de química orgânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Maia Reis Teixeira-
Autor(es): dc.contributor.authorGiampedro, Renê Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T16:24:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T16:24:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de curso híbrido para a aprendizagem significativa de química orgânicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721292-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo foi pautado pela busca de estratégias capazes de favorecer a aprendizagem significativa de química a partir de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, aliada a recursos didáticos como mapas conceituais, seminários e estudo dirigido de textos de divulgação científica. As sequências de ensino foram desenvolvidas durante as três unidades do ano letivo de 2019 e participaram deste estudo alunos das quatro turmas de 3° ano do ensino médio regular, matutino, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Camaçari/BA. A proposta constituiu na aplicação de três Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), visando a aprendizagem de conteúdos e temas associados à Química Orgânica. Metodologicamente considera-se essa pesquisa, por sua natureza e finalidade, como de cunho qualitativo, exploratório, descritivo, interventivo, fundamentado na experiência docente/discente. A avaliação do projeto de ensino como eficaz ou não, foi realizada a partir da análise do desempenho estudantil nas avaliações propostas para cada unidade e considerando a opinião dos próprios discentes através de um questionário avaliativo. Os resultados obtidos através da aplicação dessa metodologia foram satisfatórios, visto que a proposta de mudança no ensino da disciplina teve boa aceitabilidade e as turmas participaram das atividades quase que integralmente, contribuindo assim para melhoria da aprendizagem, das notas e do próprio processo pedagógico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.273KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPS, aprendizagem significativa,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino híbrido,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativas, ensino de química.pt_BR
Título: dc.titleUma proposta de curso híbrido para a aprendizagem significativa de química orgânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons