Sequência Didática para o ensino de ácidos e bases na Educação de Jovens e Adultos em conjuntos penais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Jucimara de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Bruno Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T16:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T16:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para o ensino de ácidos e bases na Educação de Jovens e Adultos em conjuntos penaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721291-
Resumo: dc.description.abstractO desafio de ensinar Química na educação prisional pode ser enfrentado aproximando os conhecimentos prévios dos estudantes dos conhecimentos científicos. Neste Produto Educacional apresentamos uma sequência didática para o ensino de ácidos e bases em sistemas prisionais, pautada pela aproximação entre os dois tipos de conhecimento, e que foi avaliada por instrumentos de análise da linguagem escrita dos estudantes e da análise da organização do conhecimento. Por meio da análise da densidade lexical/informacional, dos aspectos do conhecimento químico, e da construção de mapas conceituais avaliamos a contribuição da sequência didática para a apropriação dos conceitos e da linguagem química. Os resultados das análises evidenciaram a aquisição da linguagem científica pelos estudantes, mas também a persistência de algumas concepções prévias, expressadas pelo nível fenomenológico do conhecimento químico nas respostas escritas e nos mapas conceituais. No entanto, a abordagem construída pela sequência didática reforça a necessidade de o ensino de Química para o público da Educação de Jovens e Adultos e da educação prisional estabelecer diálogo entre as diferentes formas de conhecimento em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent399KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, Educação de Jovens e Adultos,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Prisional.pt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o ensino de ácidos e bases na Educação de Jovens e Adultos em conjuntos penaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons