Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Jeames Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Sulene Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Marcelo Eça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T14:33:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T14:33:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO METANO A PARTIR DO BIODIGESTOR. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721289 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo objeto de grande interesse como proposta educacional, nos mais diferentes níveis de ensino, porém são grandes os desafios e aparecem algumas dificuldades encontradas pelos professores de química do ensino médio, muitas vezes, delicadas e desafiadoras que levam à busca por estratégias didáticas e propostas através de trabalhos e projetos investigativos. Para o estudo e ensino da química devem, necessariamente, buscar a articulação permanente dos aspectos fenomenológicos, teórico e representacionais, que surgem de modo cooperativo na abordagem dos diversos temas químicos. Metodologicamente, o estudo baseou-se numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, com o desenvolvimento de algumas atividades, objetivando proporcionar a uma turma de 31 alunos do 3o ano do ensino médio do turno matutino condições de aprendizagem sobre as propriedades do metano, avaliar como os estudantes de química tentam representar uma reação química em nível atômico/molecular, além de criar condições e possibilidades de reprodução posterior de um material de fácil produção de biogás a partir de materiais alternativos e de fácil aquisição, sobretudo, trazendo possibilidades para refletir problemas locais e criar soluções possíveis para aprender e transmitir o mesmo aprendizado. Para uma análise inicial, foi aplicado um primeiro questionário para avaliar a opinião dos estudantes quanto à afinidade com a disciplina, percepção dos processos químicos no cotidiano, além da qualificação (adjetivos) pelos estudantes sobre a presença da CTS na disciplina de química. Posteriormente, foi exibido um vídeo sobre lixo/resíduo e a geração de energia. Diante de muitos questionamentos aos alunos foi possível verificar que eles se interessavam mais pelos conhecimentos químicos quando eram relacionados com os seus cotidianos e, principalmente, se explorados através de atividades experimentais. Alguns pesquisadores expressam que a pesquisa é a base da construção do conhecimento e, no contexto escolar, tal exercício é imprescindível. Por meio dela, o sujeito desenvolve a criticidade e assim é capaz de transformar o contexto em que está inserido. Portanto, nesta proposta de ensino para o tópico sobre propriedades do metano a partir da produção de biogás, apresentada neste trabalho, foram contempladas as novas tendências pedagógicas em CTS e interdisciplinaridade, além de se apresentar eficiente no que se refere ao grau de aprendizagem dos alunos sobre o tema trabalhado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.996KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química, Perspectiva CTS, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biogás. | pt_BR |
Título: dc.title | CARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO METANO A PARTIR DO BIODIGESTOR. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - JEAMES OLIVEIRA GOMES-.pdf | 6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721289/2/PRODUTO EDUCACIONAL - JEAMES OLIVEIRA GOMES-.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons