CARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO METANO A PARTIR DO BIODIGESTOR.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jeames Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Sulene Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Marcelo Eça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T14:33:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T14:33:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherCARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO METANO A PARTIR DO BIODIGESTOR.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721289-
Resumo: dc.description.abstractA perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo objeto de grande interesse como proposta educacional, nos mais diferentes níveis de ensino, porém são grandes os desafios e aparecem algumas dificuldades encontradas pelos professores de química do ensino médio, muitas vezes, delicadas e desafiadoras que levam à busca por estratégias didáticas e propostas através de trabalhos e projetos investigativos. Para o estudo e ensino da química devem, necessariamente, buscar a articulação permanente dos aspectos fenomenológicos, teórico e representacionais, que surgem de modo cooperativo na abordagem dos diversos temas químicos. Metodologicamente, o estudo baseou-se numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, com o desenvolvimento de algumas atividades, objetivando proporcionar a uma turma de 31 alunos do 3o ano do ensino médio do turno matutino condições de aprendizagem sobre as propriedades do metano, avaliar como os estudantes de química tentam representar uma reação química em nível atômico/molecular, além de criar condições e possibilidades de reprodução posterior de um material de fácil produção de biogás a partir de materiais alternativos e de fácil aquisição, sobretudo, trazendo possibilidades para refletir problemas locais e criar soluções possíveis para aprender e transmitir o mesmo aprendizado. Para uma análise inicial, foi aplicado um primeiro questionário para avaliar a opinião dos estudantes quanto à afinidade com a disciplina, percepção dos processos químicos no cotidiano, além da qualificação (adjetivos) pelos estudantes sobre a presença da CTS na disciplina de química. Posteriormente, foi exibido um vídeo sobre lixo/resíduo e a geração de energia. Diante de muitos questionamentos aos alunos foi possível verificar que eles se interessavam mais pelos conhecimentos químicos quando eram relacionados com os seus cotidianos e, principalmente, se explorados através de atividades experimentais. Alguns pesquisadores expressam que a pesquisa é a base da construção do conhecimento e, no contexto escolar, tal exercício é imprescindível. Por meio dela, o sujeito desenvolve a criticidade e assim é capaz de transformar o contexto em que está inserido. Portanto, nesta proposta de ensino para o tópico sobre propriedades do metano a partir da produção de biogás, apresentada neste trabalho, foram contempladas as novas tendências pedagógicas em CTS e interdisciplinaridade, além de se apresentar eficiente no que se refere ao grau de aprendizagem dos alunos sobre o tema trabalhado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.996KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, Perspectiva CTS,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiogás.pt_BR
Título: dc.titleCARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO METANO A PARTIR DO BIODIGESTOR.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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