O Lúdico e a Classificação no Ensino da Tabela Periódica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Dionísio Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Antonio Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T14:27:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T14:27:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherJOGO DE MEMÓRIA E AÇÃO – TABELANDO & CLASSIFICANDO PERIODICAMENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721288-
Resumo: dc.description.abstractA tabela periódica, ícone e importante instrumento do ensino e pesquisa da química, tem, paradoxalmente grandes obstáculos e dificuldades no seu ensino. Esta pesquisa busca aproximar as Filosofias da Química e da Classificação, o Lúdico e a Taxonomia dos Conteúdos no ensino da Tabela Periódica, contribuindo assim para melhorar o seu ensino. Deparamos com um alunado carregando pré-conceitos sobre este ícone da química, trazendo consigo distanciamento, indiferença e desinteresse. Cabendo muitos questionamentos: Como o Lúdico, a dimensão classificatória da Filosofia Química, e a Taxonomia do Conhecimento, aplicados na aprendizagem de Tabela Periódica podem contribuir para mitigar algumas lacunas do ensino público de química no contexto do 1o ano do ensino médio de uma escola pública de Eunápolis – Ba. Como resultado da pesquisa juntamos estes quatro fundamentos para construir um jogo de memória e ação intitulado "Tabelando & Classificando Periodicamente. A Filosofia e História da Química nos forneceram a dimensão temporal e o campo de problemas das classificações químicas, os critérios e os princípios adotados pelo campo disciplinar da química, que pode ser mais bem compreendida pela Filosofia da Classificação. O processo classificatório é cognitivo, epistemológico, pragmático bem como didático. Identificamos que no ensino, temos mais apreendido as classificações do que a classificar, de outra, identificamos que a química é caracterizada por uma epistemologia do aprender fazendo. No tocante ao ensino precisamos determinar ou explicitar as intenções educativas: "porque ensinar? o que ensinamos? o que se deve saber? o que se deve saber fazer? e como se deve ser?" Utilizando a Taxonomia dos Conteúdos descobrimos que temos tratado as classificações como conteúdos factuais e ou conceituais e não como procedimentais. De outra, o Lúdico se apresenta como instrumento motivador, desafiador, promotor de emoções fundamentais para o desenvolvimento do espaço educativo, pois, ação brincar, está relacionada ao desenvolvimento cognitivo, ao preencher necessidades emocionais, que envolve situações imaginárias, indo além de regras próprias do brinquedo. Como resultados deste cenário teórico explicitado surgi o Jogo “Tabelando & Classificando Periodicamente" trazendo objetivo pedagógico de promover, a busca de conhecimentos de Tabela Periódica, mediar a pesquisa do conhecimento de química e sua contextualização, promover a cultura da classificação, bem como, proporcionar engajamento dos estudantes em uma atividade lúdica educativa. No entanto, verificou- se espaços a serem explorados quanto a inserção de novas regras e ajustes no jogo, para aplicação tanto no ensino médio como no fundamental II, bem como, inclusão de perguntas diagnosticadoras com o foco na dimensão classificatória da Tabela periódica, entre outras. Quanto aos resultados adicionais, os questionários aplicados comprovaram ganho educativo como; aulas participativas e motivadoras, aquisição de conhecimentos, pesquisas e descobertas dos discentes, criações e momentos lúdicos de engajamento, mostrando a confirmação hipotética. Os estudantes aprenderam não apenas as classificações existentes, mas também elaboraram jogos e fizeram suas próprias classificações, apreendendo assim os critérios e princípios classificatórios, ou seja, assim como na Química, aprenderam a classificar, classificando, aprenderam fazendo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.331KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofias da Química e da Classificação. Taxonomia dos Conteúdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTabela Periódica. Lúdico. “Tabelando & Classificando Periodicamente”pt_BR
Título: dc.titleO Lúdico e a Classificação no Ensino da Tabela Periódicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons