A química além da beleza: uma proposta para abordagem das funções orgânicas fundamentada nos cosméticos a partir do ensino por investigação

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Juciane Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Sulene Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Douglas Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-08T18:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-08T18:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-31-
identificador: dc.identifier.otherA Química além da Beleza: Uma Proposta para Abordagem das Funções Orgânicas Fundamentada nos Cosméticospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721280-
Resumo: dc.description.abstractAo abordar o objeto de conhecimento funções orgânicas faz-se necessário novas metodologias mais dinâmicas, possibilitando a aprendizagem do estudante. Devido ao grau de dificuldade que os alunos têm de associar a cada função ao grupo funcional que as caracteriza resta a memorização de cada um desses grupos. Sendo assim, o ensino investigativo parece promissor para abordagem desse conceito, sendo compreendida como uma postura pedagógica adotada pelo professor na forma de pensar e ensinar ciências e caracterizada, principalmente, por problematização, contextualização, elaboração, debate de hipóteses e a comunicação. Assim os alunos são motivados a assumir uma nova postura diante de uma situação-problema para que possam socializar hipóteses, debatê-las entre si e reestrutura-las para fomentar suas argumentações e chegarem a uma solução. Desta maneira ampliam seus conhecimentos científicos ou compreensão de fenômenos naturais. Neste trabalho, traçamos uma sequência didática para o estudo das funções orgânicas em uma proposta de ensino por investigação baseada na química dos cosméticos, que foi aplicada em uma turma de terceiro ano de ensino médio do Colégio Interativo de Maracás. A abordagem das funções orgânicas com base nos cosméticos se adequa as práticas epistêmicas, por permitir uma aprendizagem contextualizada, sendo uma estratégia e um recurso didático diferente capaz de desenvolver uma postura crítica nos indivíduos envolvidos acerca dos problemas investigados. A fim de verificarmos a alfabetização científica e apropriação dos conceitos, analisamos a linguagem escrita e oral dos alunos, através de questionários e aulas gravadas. Os resultados mostraram-se que os alunos foram inseridos no processo de alfabetização cientifica e os acertos foram relevantes sobre a identificação das funções orgânicas. Vale salientar que a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) não foi suficiente para que, os alunos estabelecessem a relação entre os grupos funcionais e suas respectivas funções orgânicas, sendo importante que, mais estudos, sejam desenvolvidos para o ensino deste conteúdo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.3Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação, cosméticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de química, funções orgânicas.pt_BR
Título: dc.titleA química além da beleza: uma proposta para abordagem das funções orgânicas fundamentada nos cosméticos a partir do ensino por investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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