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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sena, Souza, Francisco das Chagas Silva Francisco das Chagas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-07T20:41:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-07T20:41:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TRABALHO DE FRANCISCO SENA FINALIZADO - 06 DE FEVEREIRO 2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Embora tenha ocorrido a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sobretudo a partir de 2005, ainda há limitações quanto à formação de professores(as) para atuar nestes espaços. Outro ponto observado é que pouco se têm visto, nos currículos das licenciaturas, diálogos sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em razão disso, foi pensada essa formação como uma maneira de trazer essa discussão nas licenciaturas das instituições da Rede Federal e Estadual de Ensino. Este curso é um produto educacional criado a partir de uma pesquisa aplica- da como um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional em Educa- ção Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), tendo como Instituição Associada, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Mossoró. Todo o detalhamento acerca de sua aplicação, revisões, avaliação, dentre outros aspectos, encontra-se na dissertação intitulada FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFCE: experiência com a Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Jaguaribe, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza. Em face do exposto, escolhemos o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Jaguaribe. Porém, ressaltamos que a experiência com esse curso pode ser replicada e adaptada em atividades de formação inicial e continuada de professores(as) de quaisquer áreas do conhecimento, de modo que venha a contribuir com a formação de profissionais que atuam no magistério da Educação Básica, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), seja na Rede Federal ou nas redes estaduais. Pretendemos, com este trabalho, despertar e motivar os(as) docentes a buscarem o conhecimento acerca da EPT. Nas páginas seguintes, apresentamos os passos que experimentamos e que, pelo fato de se tratar de uma proposta, os (as) docentes e as instituições interessados podem fazer adaptações de acordo com as suas necessidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,48 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA DE CURSO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TRABALHO DE FRANCISCO SENA FINALIZADO - 06 DE FEVEREIRO 2022.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721203/2/TRABALHO DE FRANCISCO SENA FINALIZADO - 06 DE FEVEREIRO 2022.pdfDownload |
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