DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA DE CURSO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Sena, Souza, Francisco das Chagas Silva Francisco das Chagas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-07T20:41:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-07T20:41:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-12-
identificador: dc.identifier.otherTRABALHO DE FRANCISCO SENA FINALIZADO - 06 DE FEVEREIRO 2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721203-
Resumo: dc.description.abstractEmbora tenha ocorrido a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sobretudo a partir de 2005, ainda há limitações quanto à formação de professores(as) para atuar nestes espaços. Outro ponto observado é que pouco se têm visto, nos currículos das licenciaturas, diálogos sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em razão disso, foi pensada essa formação como uma maneira de trazer essa discussão nas licenciaturas das instituições da Rede Federal e Estadual de Ensino. Este curso é um produto educacional criado a partir de uma pesquisa aplica- da como um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional em Educa- ção Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), tendo como Instituição Associada, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Mossoró. Todo o detalhamento acerca de sua aplicação, revisões, avaliação, dentre outros aspectos, encontra-se na dissertação intitulada FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFCE: experiência com a Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Jaguaribe, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza. Em face do exposto, escolhemos o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Jaguaribe. Porém, ressaltamos que a experiência com esse curso pode ser replicada e adaptada em atividades de formação inicial e continuada de professores(as) de quaisquer áreas do conhecimento, de modo que venha a contribuir com a formação de profissionais que atuam no magistério da Educação Básica, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), seja na Rede Federal ou nas redes estaduais. Pretendemos, com este trabalho, despertar e motivar os(as) docentes a buscarem o conhecimento acerca da EPT. Nas páginas seguintes, apresentamos os passos que experimentamos e que, pelo fato de se tratar de uma proposta, os (as) docentes e as instituições interessados podem fazer adaptações de acordo com as suas necessidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA DE CURSO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica,pt_BR
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