OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Ronison do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-07T13:43:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-07T13:43:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721178-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute a relação ensino-aprendizagem abordando o uso de jogos digitais no ensino de história. A partir do uso de questionários, quantitativo e qualitativo, buscamos identificar a contribuição da utilização por parte dos sujeitos pesquisados de jogos digitais com temáticas de conteúdo do currículo escolar da disciplina de História, em especial com o uso do jogo Assassin’s Creed: Odyssey. No campo teórico, criamos uma base de diálogo entre as contribuições rüseanas sobre a Consciência Histórica e o conceito do que é virtual de Pierre Lévy. Analisamos nesta pesquisa as respostas de alunos e egressos do Ensino Básico, em Boa Vista – RR e percebemos que os sujeitos podem desenvolver aprendizagem histórica jogando videogame no dia a dia, compartilhando-a com o ambiente de vivência escolar, tendo como resultado o desenvolvimento da consciência histórica pessoal e coletiva. Por fim, elaboramos um blog para que pesquisadores, professores, alunos e interessados no assunto possam compartilhar ideias sobre novas metodologias, ampliando assim, o leque de saberes para o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3015 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTexto PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticospt_BR
Título: dc.titleOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTORIA/ UFRRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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