Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima (UFRR) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, José Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:26:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-07T13:26:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI MAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho surgiu como resultado da análise dos livros didáticos de História do 1º ao 5º ano da coleção Buriti Mais, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotados pela Secretaria de Educação do Município de Iracema, Estado de Roraima. O objetivo da pesquisa foi conhecer como o conteúdo sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, lei nº 10.639 (BRASIL, 2003), estava sendo implementado no componente curricular História, da coleção, a fim de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial no espaço escolar. Apesar das denúncias e dos esforços dos movimentos sociais no combate ao racismo, o mito da democracia racial persiste nos conteúdos dos livros didáticos, distorcendo a percepção sobre as relações raciais no ambiente escolar. Na análise, buscamos compreender as relações raciais no país entre os anos de 2003 e 2022, destacando trabalhos de intelectuais como Munanga (2008, 2012), Almeida (2020), Abdias do Nascimento e Bittencourt (2018). As pesquisas realizadas nos ajudaram a compreender a dimensão do que já foi produzido com essa temática e a possibilidade de contribuir com a educação das relações étnico-raciais. Por fim, fizemos a análise dos textos e das imagens dos livros de História da coleção Buriti Mais do Ensino Fundamental, anos iniciais, do quadriênio 2019-2022. Ao detectarmos fragilidades nos textos e nas imagens no cumprimento das determinações da lei nº 10.639/2003, propomos um produto educacional com 5 (cinco) planos de aula, para discutir a educação das relações étnico-raciais, com foco na história e na cultura local. Nossas análises serviram para concluir que a coleção atinge de forma superficial a questão racial, exigindo aprofundamento no debate e na qualificação dos professores para o desenvolvimento de temas tão essenciais para a transformação das relações raciais brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9316 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | implementação da lei nº 10.639/2003 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | racismo | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI MAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de História - PROFHISTORIA/ UFRR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons