HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI MAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima (UFRR)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, José Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-07T13:26:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-07T13:26:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI MAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721158-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho surgiu como resultado da análise dos livros didáticos de História do 1º ao 5º ano da coleção Buriti Mais, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotados pela Secretaria de Educação do Município de Iracema, Estado de Roraima. O objetivo da pesquisa foi conhecer como o conteúdo sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, lei nº 10.639 (BRASIL, 2003), estava sendo implementado no componente curricular História, da coleção, a fim de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial no espaço escolar. Apesar das denúncias e dos esforços dos movimentos sociais no combate ao racismo, o mito da democracia racial persiste nos conteúdos dos livros didáticos, distorcendo a percepção sobre as relações raciais no ambiente escolar. Na análise, buscamos compreender as relações raciais no país entre os anos de 2003 e 2022, destacando trabalhos de intelectuais como Munanga (2008, 2012), Almeida (2020), Abdias do Nascimento e Bittencourt (2018). As pesquisas realizadas nos ajudaram a compreender a dimensão do que já foi produzido com essa temática e a possibilidade de contribuir com a educação das relações étnico-raciais. Por fim, fizemos a análise dos textos e das imagens dos livros de História da coleção Buriti Mais do Ensino Fundamental, anos iniciais, do quadriênio 2019-2022. Ao detectarmos fragilidades nos textos e nas imagens no cumprimento das determinações da lei nº 10.639/2003, propomos um produto educacional com 5 (cinco) planos de aula, para discutir a educação das relações étnico-raciais, com foco na história e na cultura local. Nossas análises serviram para concluir que a coleção atinge de forma superficial a questão racial, exigindo aprofundamento no debate e na qualificação dos professores para o desenvolvimento de temas tão essenciais para a transformação das relações raciais brasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9316 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTexto PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimplementação da lei nº 10.639/2003pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectracismopt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO BURITI MAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de História - PROFHISTORIA/ UFRRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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