A visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFFar / Universidade Franciscanapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarlos Pinto Leivas, José-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos Lutz, Mauricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-06T13:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-06T13:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-
identificador: dc.identifier.otherA visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721100-
Resumo: dc.description.abstractCom o estudo da Geometria, podemos abrir caminhos para os desenvolvimentos de novas aprendizagens. No nosso caso, optamos em explorar a imaginação e a visualização e verificarmos se eles poderiam favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico a partir da Resolução de Problemas. Neste estudo, consideramos a visualização como “um processo de formar imagens mentais, com a finalidade de construir e comunicar determinado conceito matemático, com vistas a auxiliar na resolução de problemas analíticos ou geométricos” (LEIVAS, 2009, p. 22). Além disso, apontamos a necessidade de os professores utilizarem as tecnologias disponíveis, em especial o uso do software, para a desenvolvimento do pensamento geométrico, visto que a sua utilização auxilia no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos, tornando as aulas mais dinâmicas, participativas e, sobretudo, interativas. Vivemos em uma sociedade em que o indivíduo tem acesso aos mais variados meios e formas de tecnologias e, como professores, não podemos deixar de lado esta realidade. Pensando em difundir o conhecimento entre os pares e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em Geometria elaboramos este e-book intitulado “A visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas”. O e-book dividido em 4 capítulos, para cada um deles, há o objetivo específico como segue: (a) capítulo 1 – “Pensamento geométrico: da compreensão conceitual ao entendimento prático” - tem o objetivo de revisar e/ou estudar conceitos e a teoria que envolve o Pensamento Geométrico. (b) capítulo 2 – “Visualização e Tecnologias Digitais no auxílio do ensino de Geometria” - tem o objetivo de apresentar ao leitor a importância da visualização e o uso de Tecnologias Digitas para o ensino de Geometria. (c) capítulo 3 – “Resolução de Problemas como metodologia para o ensino e a aprendizagem de Geometria” - tem o objetivo de apresentar ao leitor a metodologia de Resolução de Problema aplicada ao ensino e à aprendizagem de Geometria. (d) capítulo 4 – “Desenvolvendo atividades com um grupo de professores da Educação Básica” – tem como objetivo apresentar ao leitor uma sucinta análise e discussão dos resultados obtidos a partir da aplicação do curso de extensão. Esperamos que este e-book, possibilite novas inspirações e possibilidades de ensino de Geometria para estudantes de licenciatura e professores de Matemática ou áreas afins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVisualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Geométricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
Título: dc.titleA visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons