Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFFar / Universidade Franciscana | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carlos Pinto Leivas, José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos Lutz, Mauricio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-06T13:15:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-06T13:15:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | A visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721100 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o estudo da Geometria, podemos abrir caminhos para os desenvolvimentos de novas aprendizagens. No nosso caso, optamos em explorar a imaginação e a visualização e verificarmos se eles poderiam favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico a partir da Resolução de Problemas. Neste estudo, consideramos a visualização como “um processo de formar imagens mentais, com a finalidade de construir e comunicar determinado conceito matemático, com vistas a auxiliar na resolução de problemas analíticos ou geométricos” (LEIVAS, 2009, p. 22). Além disso, apontamos a necessidade de os professores utilizarem as tecnologias disponíveis, em especial o uso do software, para a desenvolvimento do pensamento geométrico, visto que a sua utilização auxilia no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos, tornando as aulas mais dinâmicas, participativas e, sobretudo, interativas. Vivemos em uma sociedade em que o indivíduo tem acesso aos mais variados meios e formas de tecnologias e, como professores, não podemos deixar de lado esta realidade. Pensando em difundir o conhecimento entre os pares e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em Geometria elaboramos este e-book intitulado “A visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas”. O e-book dividido em 4 capítulos, para cada um deles, há o objetivo específico como segue: (a) capítulo 1 – “Pensamento geométrico: da compreensão conceitual ao entendimento prático” - tem o objetivo de revisar e/ou estudar conceitos e a teoria que envolve o Pensamento Geométrico. (b) capítulo 2 – “Visualização e Tecnologias Digitais no auxílio do ensino de Geometria” - tem o objetivo de apresentar ao leitor a importância da visualização e o uso de Tecnologias Digitas para o ensino de Geometria. (c) capítulo 3 – “Resolução de Problemas como metodologia para o ensino e a aprendizagem de Geometria” - tem o objetivo de apresentar ao leitor a metodologia de Resolução de Problema aplicada ao ensino e à aprendizagem de Geometria. (d) capítulo 4 – “Desenvolvendo atividades com um grupo de professores da Educação Básica” – tem como objetivo apresentar ao leitor uma sucinta análise e discussão dos resultados obtidos a partir da aplicação do curso de extensão. Esperamos que este e-book, possibilite novas inspirações e possibilidades de ensino de Geometria para estudantes de licenciatura e professores de Matemática ou áreas afins. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Geométrico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
Título: dc.title | A visualização para desenvolver o Pensamento Geométrico na Resolução de Problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons