Produtos Notáveis com materiais manipuláveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Lucas Antonio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-02T14:39:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-02T14:39:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherProdutos Notáveis com materiais manipuláveis - Produto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720991-
Resumo: dc.description.abstractCom esta pesquisa nos propusemos apresentar as possíveis potencialidades de uma sequência didática com a utilização de materiais manipuláveis para o ensino de produtos notáveis com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Belém do Pará. Para seu desenvolvimento, houve uma fundamentação na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, associada a Sequência Didática com base nas percepções de Zabala, assim como, nas Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral e nos materiais didáticos manipuláveis com Lorenzato. No que tange as análises dos indícios de aprendizagem dos alunos na aplicação da Sequência Didática, pretendíamos que fossem utilizadas a Análise Microgenética com Góes e Análise do Discurso com Mortimen e Scott. De posse deste embasamento, buscamos compreender o objeto matemático sob diferentes enfoques, dentre os quais, realizamos uma revisão de estudos, buscamos entender a percepção de alunos e professores, a profundidade das abordagens de livros didáticos da Educação Básica, assim com, elaboramos um texto matemático sólido para subsidiar uma formação continuada dos professores e a construção da Sequência Didática que foi estruturada em 4 atividades. Com a sequência didática, concluída, realizamos sua aplicação. Conforme descrito, seria com uma turma de 8º ano, por meio da Análise Microgenética e Análise do Discurso. Entretanto, devido as circunstâncias ocasionadas pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de um redirecionamento do processo para uma turma de professores, afim de que eles realizassem a avaliação do constructo por meio de um questionário. Desta maneira, elucidamos como resultado, que a sequência didática desenvolvida apresenta potencialidades ao ensino do objeto matemático em destaque, por vários motivos apontados pelos professores. Dentre os quais, destacamos: a atratividade vinculada ao uso dos materiais manipuláveis, bem como, as influências em relação ao papel de mediador para o professor, de um ser mais ativo para o aluno e o re(descobrimento) do saber de forma gradual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3874pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das Situações Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdutos Notáveispt_BR
Título: dc.titleProdutos Notáveis com materiais manipuláveispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais