Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Lucas Antonio Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-02T14:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-02T14:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produtos Notáveis com materiais manipuláveis - Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com esta pesquisa nos propusemos apresentar as possíveis potencialidades de uma sequência didática com a utilização de materiais manipuláveis para o ensino de produtos notáveis com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Belém do Pará. Para seu desenvolvimento, houve uma fundamentação na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, associada a Sequência Didática com base nas percepções de Zabala, assim como, nas Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral e nos materiais didáticos manipuláveis com Lorenzato. No que tange as análises dos indícios de aprendizagem dos alunos na aplicação da Sequência Didática, pretendíamos que fossem utilizadas a Análise Microgenética com Góes e Análise do Discurso com Mortimen e Scott. De posse deste embasamento, buscamos compreender o objeto matemático sob diferentes enfoques, dentre os quais, realizamos uma revisão de estudos, buscamos entender a percepção de alunos e professores, a profundidade das abordagens de livros didáticos da Educação Básica, assim com, elaboramos um texto matemático sólido para subsidiar uma formação continuada dos professores e a construção da Sequência Didática que foi estruturada em 4 atividades. Com a sequência didática, concluída, realizamos sua aplicação. Conforme descrito, seria com uma turma de 8º ano, por meio da Análise Microgenética e Análise do Discurso. Entretanto, devido as circunstâncias ocasionadas pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de um redirecionamento do processo para uma turma de professores, afim de que eles realizassem a avaliação do constructo por meio de um questionário. Desta maneira, elucidamos como resultado, que a sequência didática desenvolvida apresenta potencialidades ao ensino do objeto matemático em destaque, por vários motivos apontados pelos professores. Dentre os quais, destacamos: a atratividade vinculada ao uso dos materiais manipuláveis, bem como, as influências em relação ao papel de mediador para o professor, de um ser mais ativo para o aluno e o re(descobrimento) do saber de forma gradual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3874 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria das Situações Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produtos Notáveis | pt_BR |
Título: dc.title | Produtos Notáveis com materiais manipuláveis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lucas Antônio Mendes de Lima DISSERTAÇÃO.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720991/1/Lucas Antônio Mendes de Lima DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: