Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Ulisses Marçal de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SÁ, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-02T14:31:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-02T14:31:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRONCO DE PIRÂMIDE - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720990 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi construído a partir de uma dissertação intitulada “Ensino de Tronco de Pirâmide Através de Meios Tecnológicos e Materiais Concretos”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Desta forma, propomos uma sequência de atividades baseada na metodologia da engenharia didática cujo objetivo foi a elaboração de um produto educacional que venha contribuir com o ensino de tronco de pirâmide atendendo a professores de matemática do ensino médio da educação básica, tornar-se uma alternativa para a melhoria da aprendizagem dos estudantes neste tema. Para a construção da sequência didática que será aqui exposta utilizamos como aporte teórico da aprendizagem por (re)descoberta segundo Jerome Bruner e David Ausubel, segundo Bruner (1969) ‘a aprendizagem só ocorre, quando conceitos relevantes e inclusivos ficam disponível na estrutura cognitiva do indivíduo’ (SUCUPIRA LINS, p. 62, 2018) e Ausubel (2003) a ‘aprendizagem significativa é a organização do material na estrutura cognitiva. A experiência cognitiva é caracterizada pelo processo de integração dos conhecimentos, no qual os conceitos novos interagem com os já existentes’. (SUCUPIRA LINS, p. 63, 2018). Desta forma, cada atividade foi pensada e elabora, a partir das análises prévias, para proporcionar e interagir com conhecimentos prévios aos novos. Visto que, todo esse processo fez-se necessário para que pudéssemos identificar as dificuldades de aprendizagem no ensino de tronco de pirâmide e quais metodologias seriam necessárias para reduzir tais dificuldades. Assim, a contribuição desta pesquisa aos docentes, foi para que tomassem conhecimento desses métodos de construção de atividades que proporcione ao educando uma forma diferenciada de se estudar conceitos matemáticos adotando uma melhor estratégia cognitiva na resolução de problemas de tronco de pirâmide. Ao se proceder os diagnósticos, a partir das análises feitas nas intervenções iniciais, percebeu diversos fatores geradores de obstáculos e dificuldades epistemológica em problemas envolvendo os conceitos de tronco de pirâmides, desde a semântica do problema até a aplicação incorreta dos formulários, déficit de conceitos não estudados anteriormente e problemas elaborados de forma a não contemplar situações exploratórias mais complexas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1474 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRONCO DE PIRÂMIDE - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-GRaduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL_ULISSES MARÇAL DE CARVALHO.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720990/1/PRODUTO EDUCACIONAL_ULISSES MARÇAL DE CARVALHO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: