UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRONCO DE PIRÂMIDE - Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Ulisses Marçal de-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-02T14:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-02T14:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRONCO DE PIRÂMIDE - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720990-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi construído a partir de uma dissertação intitulada “Ensino de Tronco de Pirâmide Através de Meios Tecnológicos e Materiais Concretos”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Desta forma, propomos uma sequência de atividades baseada na metodologia da engenharia didática cujo objetivo foi a elaboração de um produto educacional que venha contribuir com o ensino de tronco de pirâmide atendendo a professores de matemática do ensino médio da educação básica, tornar-se uma alternativa para a melhoria da aprendizagem dos estudantes neste tema. Para a construção da sequência didática que será aqui exposta utilizamos como aporte teórico da aprendizagem por (re)descoberta segundo Jerome Bruner e David Ausubel, segundo Bruner (1969) ‘a aprendizagem só ocorre, quando conceitos relevantes e inclusivos ficam disponível na estrutura cognitiva do indivíduo’ (SUCUPIRA LINS, p. 62, 2018) e Ausubel (2003) a ‘aprendizagem significativa é a organização do material na estrutura cognitiva. A experiência cognitiva é caracterizada pelo processo de integração dos conhecimentos, no qual os conceitos novos interagem com os já existentes’. (SUCUPIRA LINS, p. 63, 2018). Desta forma, cada atividade foi pensada e elabora, a partir das análises prévias, para proporcionar e interagir com conhecimentos prévios aos novos. Visto que, todo esse processo fez-se necessário para que pudéssemos identificar as dificuldades de aprendizagem no ensino de tronco de pirâmide e quais metodologias seriam necessárias para reduzir tais dificuldades. Assim, a contribuição desta pesquisa aos docentes, foi para que tomassem conhecimento desses métodos de construção de atividades que proporcione ao educando uma forma diferenciada de se estudar conceitos matemáticos adotando uma melhor estratégia cognitiva na resolução de problemas de tronco de pirâmide. Ao se proceder os diagnósticos, a partir das análises feitas nas intervenções iniciais, percebeu diversos fatores geradores de obstáculos e dificuldades epistemológica em problemas envolvendo os conceitos de tronco de pirâmides, desde a semântica do problema até a aplicação incorreta dos formulários, déficit de conceitos não estudados anteriormente e problemas elaborados de forma a não contemplar situações exploratórias mais complexas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1474pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRONCO DE PIRÂMIDE - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-GRaduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais