O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOBATO, Fabricio da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-02T14:07:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-02T14:07:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720988-
Resumo: dc.description.abstractO referido Produto Educacional foi desenvolvido como resultado de uma dissertação escrita por Lobato F.S (2022) em que teve como objetivo identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada com base nas Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) especificamente para o ensino-aprendizagem do conceito de função periódica. As teorias que tive como suporte para o desenvolvimento da dissertação e do produto educacional, neste sentido, apresento inicialmente uma discussão em relação a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau (2008); as Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) de Cabral (2017), em relação ao uso da Análise Microgenética proposta por Goés (2000) e, por fim, a Análise do Discurso na perspectiva de Mortimer e Scott (2002). As considerações de Brousseau (2008) corroboraram para a compreensão das contribuições do uso da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Cabral (2017) aborda sobre a estrutura e organização de uma sequência didática e atuou como referencial para proposta de instrumento de investigação. As explanações da análise microgenética de Goés (2000) e da análise do discurso de Mortimer e Scott (2002) referem as formas de captação e análise de dados no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, que o leitor pode aprofundar quando necessário no capítulo 1 da dissertação que gerou esse produto educacional. A estrutura desse produto educacional é composta por 5 capítulos, no qual se tem Orientação para o Professor, Orientação para o Aluno, Sequência Didática, Conteúdo Matemático, e as Considerações finais. No capítulo 2 e 3 desse produto educacional, são orientações para o professor que pretende utilizar esse produto educacional para o ensino de função periódica, e orientações para o aluno seguir no momento da aplicação da sequência didática, respectivamente, e no capitulo 4 e 5, é feito uma explicação sucinta sobre Sequência Didática e as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual(Uarc´s), e é descrito de maneira aprofundada o conteúdo matemático, respectivamente, e por fim as considerações finais e caso seja necessário pode-se acessar a dissertação para tirar possíveis duvidas que venham a surgir na leitura desse produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1041pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção periódicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-GRaduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais