Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBATO, Fabricio da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Natanael Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-02T14:07:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-02T14:07:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720988 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O referido Produto Educacional foi desenvolvido como resultado de uma dissertação escrita por Lobato F.S (2022) em que teve como objetivo identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada com base nas Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) especificamente para o ensino-aprendizagem do conceito de função periódica. As teorias que tive como suporte para o desenvolvimento da dissertação e do produto educacional, neste sentido, apresento inicialmente uma discussão em relação a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau (2008); as Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) de Cabral (2017), em relação ao uso da Análise Microgenética proposta por Goés (2000) e, por fim, a Análise do Discurso na perspectiva de Mortimer e Scott (2002). As considerações de Brousseau (2008) corroboraram para a compreensão das contribuições do uso da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Cabral (2017) aborda sobre a estrutura e organização de uma sequência didática e atuou como referencial para proposta de instrumento de investigação. As explanações da análise microgenética de Goés (2000) e da análise do discurso de Mortimer e Scott (2002) referem as formas de captação e análise de dados no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, que o leitor pode aprofundar quando necessário no capítulo 1 da dissertação que gerou esse produto educacional. A estrutura desse produto educacional é composta por 5 capítulos, no qual se tem Orientação para o Professor, Orientação para o Aluno, Sequência Didática, Conteúdo Matemático, e as Considerações finais. No capítulo 2 e 3 desse produto educacional, são orientações para o professor que pretende utilizar esse produto educacional para o ensino de função periódica, e orientações para o aluno seguir no momento da aplicação da sequência didática, respectivamente, e no capitulo 4 e 5, é feito uma explicação sucinta sobre Sequência Didática e as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual(Uarc´s), e é descrito de maneira aprofundada o conteúdo matemático, respectivamente, e por fim as considerações finais e caso seja necessário pode-se acessar a dissertação para tirar possíveis duvidas que venham a surgir na leitura desse produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1041 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função periódica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-GRaduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL-FABRICIO LOBATO.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720988/1/PRODUTO EDUCACIONAL-FABRICIO LOBATO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: