PRESENÇA DOS KAMAKÃ-MONGOYÓ NO PLANALTO DA CONQUISTA: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA OLIVEIRA, ADIL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-01T13:36:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-01T13:36:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Adil Sousa Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720929-
Resumo: dc.description.abstractEsta Dissertação aborda a presença dos povos indígenas Kamakã-Mongoyós no Planalto da Conquista, também chamado Sertão da Ressaca em meados do XVIII e início do XIX, a partir da atual cidade de Vitória da Conquista-BA, apresentando suas contribuições para a formação histórica desse território. Visando apresentar uma abordagem decolonial para o Ensino de História e Cultura Indígena, ancorado na lei 11.645/08. Na metodologia da pesquisa, de caráter bibliográfico, busca-se analisar as produções atuais acerca dos desafios do ensino de história indígena, analisando as contribuições da historiografia regional e da documentação disponível no acervo do Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira e Museu Regional de Vitória da Conquista BA, analisando as imagens produzidas no século XIX e os relatos da Viagem ao Brasil do Príncipe Maximiliano Wied Neuwied (1815-1817). Promovendo um debate teórico a partir dos conceitos de memória coletiva e saberes indígenas, considerando as relações econômicas e socioculturais no processo de ocupação colonial, advindo da Modernidade/Colonialidade, segundo o pensamento decolonial da teoria da Interculturalidade Crítica. Como resultado, pretende-se produzir um Guia Didático sobre a presença dos Kamakã do Planalto da Conquista, abordando os conceitos de memória coletiva e saberes indígenas, a ser trabalhado no ensino de História no Último Ciclo do Ensino Fundamental II.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;História Indígena;Decolonialidade;Memória Coletiva e Saberes Indígenaspt_BR
Título: dc.titlePRESENÇA DOS KAMAKÃ-MONGOYÓ NO PLANALTO DA CONQUISTA: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
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