PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETO PRAGA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Igor Oliveira de-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Danielle Maria Perpétua de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-25T18:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-25T18:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
identificador: dc.identifier.otherUFRJ_Produto-Educacional_Igor-Oliveria_Profqui_2020_2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720525-
Resumo: dc.description.abstractEssa sequência didática é produto da pesquisa intitulada: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETO PRAGA. Tal pesquisa foi realizada no Colégio Instituto Marcos Freitas, localizado na região central de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Doutora Danielle Maria Perpétua de Oliveira Santos e desenvolvido pelo mestrando do curso de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Esse material é fruto de pesquisa que visa mitigar a dificuldade percebida nos estudantes da 2ª série do Ensino Médio em aprender conteúdos e conceitos de Soluções Químicas e Diluição. Verifica-se, muitas vezes, que há grande preocupação em decorar muitas fórmulas e mecanismos de resoluções de exercícios, mas sem dar muita importância para a compreensão qualitativa do assunto. Valendo-se dessa premissa, essa ferramenta foi desenvolvida partindo da análise dos conhecimentos prévios desses estudantes. Todavia, poderá ser aplicada para as séries seguintes, desde que já tenha sido trabalhado o assunto Soluções e Diluições. Não se trata de um material engessado, e sim um conjunto de ideias que busca estimular os discentes numa participação ativa, dinâmica e interativa para a construção do conhecimento. Essa sequência propõe uma atividade experimental no formato de um bioensaio de sobrevivência de lagartas de mariposas, envolvendo o preparo de soluções e diluições, e utilizando como tema motivador os pesticidas químicos e biológicos. Espera-se que essas estratégias aproximem os estudantes das áreas de Química e Biologia, como áreas articuladas no tema de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e que isso possa refletir em melhora do rendimento escolar e na relação social e ambiental dos educandos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent805 KB (824.743 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoluções Químicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesticidaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETO PRAGApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons