Cadernos de Docência na Educação Básica: sociedade, educação e ciência

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAGNONI, Maria da Graça Mello-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Luciene Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorZANATA, Eliana Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-24T22:20:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-24T22:20:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherCadernos de Docênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720434-
Resumo: dc.description.abstractO livro Cadernos de Docência na Educação Básica IX – Sociedade, Educação e Ciência, é publicado comemorando dez anos da série “Cadernos de Docência na Educação Básica” que divulga, desde o ano de 2012, a produção científica dos docentes e de seus grupos de pesquisa vinculados ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Este volume IX propõem-se a discutir questões que envolvem a relação sociedade, educação com o foco na ciência que conduz o desenvolvimento da humanidade. Em especial, o foco está na atuação do professor da educação básica no Brasil, cujo tema têm sido um dos mais debatidos na atualidade, principalmente em tempos e pandemia Covid-19, condição essa que requereu e requer dos educadores um posicionamento na linha de frente de atenção a infância, juventude e adultos representados nos estudantes da educação básica. Foram aqui priorizadas as pesquisas realizadas tendo como foco a ciência na sala de aula destacando tanto os processos e métodos de ensino e aprendizagem bem como processos históricos e recursos educativos para a Educação Básica. Os textos que integram este livro abordam temas diversos, de diferentes áreas do conhecimento que atravessam e constituem os focos específicos dos trabalhos reunidos. Traz como objetivo promover uma reflexão sobre o papel da ciência intervindo no espaço educativo formal tendo por base não só os aspectos teóricos, mas também a valorização da dimensão prática. No texto A Concepção Liberal em Detrimento a Concepção Histórico-Crítica e a Concepção Libertadora Adrieli Cristina Carnietto e Lourenço Magnoni Junior têm como objetivo discutir a respeito da Concepção Liberal, da Concepção Históricocrítica e da Concepção Libertadora, ressaltando a importância da educação amparada pelo saber coletivo e evidenciar a necessidade de reverberar aos educandos um ensino questionador, crítico e reflexivo. Ancorando sua discussão nas reflexões sobre a infância, juventude e o círculo social urbano de João Penteado, professor jauense e anarquista atuante no movimento anarquista em São Paulo, Daniel da Silva Barbosa e Macioniro Celeste Filho, no texto A Infância e o Círculo Social do Professor João Penteado: a constituição inicial de um educador propõe um estudo histórico e analisa a hipótese de que os vínculos sociais de sua vida familiar foram ultrapassados quando de sua formação intelectual, buscando um círculo social alternativo, que formou suas primeiras interpretações de mundo. Em se tratando do ensino de Ciências, no texto A Pesquisa em Didática das Ciências Naturais e os Desafios Atuais da Educação Escolar, Fernando Bastos e Rodolfo Langhi analisam pesquisas acadêmica em didática das ciências naturais nos anos recentes e reafirmam a diversidade e a importância das contribuições que vêm emergindo da investigação acadêmica, sugerindo que merecem a atenção dos pesquisadores quanto ao direcionamento dos trabalhos realizados e seu vínculo com uma educação escolar humanizadora e transformadora. No capítulo, A Produção Artística da Criança no Ensino Fundamental: possibilidades de utilizações do desenho, Thaeza Silva Trevisi Calmona e Thaís Cristina Rodrigues Tezani apresenta um material didático para os professores que contribui com a aprendizagem dos educandos do primeiro ano do ensino fundamental, com orientações didáticas que proporcionem aos docentes uma reflexão sobre a utilização do desenho em sala de aula. Sobre o tema referente aos estudos sobre criatividade, Verônica Lima dos Reis, Maria de Fátima Belancieri e Vera Lucia Messias Fialho Capellini apresentam o texto A Promoção da Criatividade no Contexto Educacional, caracterizado como um estudo teórico-narrativo, com o objetivo de promover reflexões sobre o fenômeno da criatividade no contexto educacional, buscando estratégias e recursos para seu desenvolvimento na perspectiva inclusiva. Já no texto Jogo e Democracia na Educação, Luciene Ferreira da Silva e Raul de Souza Hoffmann apresentam um ensaio em que o jogo é abordado como forma de ser e estar, livre, criativa, imaginativa, ética e estética, do humano, na relação com a natureza e a vida sociocultural e política e que pode colaborar para vivências que enalteçam a vida social, na escola e fora dela e recupere para práticas mais elevadas e consubstanciadora de transformação social. No campo da Educação Inclusiva, Luis Gustavo da Silva Costa e Eliana Marques Zanata contribuem com o texto Ensino Colaborativo: do fazer pedagógico científico ao estabelecimento de uma política pública, trazendo o estado da arte em produções científicas acerca desta temática, mediante o levantamento de produções dos últimos cinco anos, tendo como foco as estratégias de Ensino colaborativo no processo de alfabetização de aluno com Deficiência Intelectual, refletindo a importância, o amadurecimento científico e o reconhecimento deste atuando diretamente no contexto das salas de aula da educação básica. Em se tratando da história, Macioniro Celeste Filho em seu texto Contribuições da história da educação para o ensino na educação básica, busca propiciar a contextualização da literatura pedagógica atual sobre a Educação Básica na região de Bauru, apresentando como uma mostra significativa dela foi debatida em seu passado recente. No texto O Ensino da Educação Física na Educação Infantil: implicações do conhecimento acadêmico-científico, Fernanda Rossi e Dagmar Hunger se propõe a analisar as implicações de um programa de formação continuada no que se refere à construção dos conhecimentos da área de Educação Física para a prática pedagógica na educação infantil. No que de tange aos processos formativos de docentes para a educação em valores Rita Melissa Lepre, Bianca de Oliveira, Jamile de Oliveira e Eduardo Silva Benetti apresentam o texto Formação de Professores para a Educação em Valores: perfil e concepções de participantes de um curso de extensão, com destaque para a análise do perfil e da concepção de professores relevando que ainda há certa dificuldade em compreender do que se trata a educação em valores, principalmente alinhada à práxis pedagógica. Pautados nos estudos voltados para o ensino médio, Fábio Fernandes Vilella e Valdirene Soares dos Santos descrevem em seu texto Mestrado Profissional: o uso do vídeo documentário como produto educacional à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, um modo de pensar a formação profissional dos estudantes do ensino médio, a partir do produto educacional vídeo documentário denominado “Eu sonho um futuro”. As professoras Eliane de Oliveira Silva e Maria da Graça Mello Magnoni apresentam o texto A Infância Brasileira na Formação dos Professores: a história ensinada a partir dos recursos midiáticos e tecnológicos, partindo da diversidade das infâncias, buscando resgatá-las no processo histórico, tendo como referência inicial a História da Infância relatada pelos discentes do Curso de Pedagogia e os diversos fatores econômicos, sociais e políticos que influenciaram a institucionalização e a reinstitucionalização da infância brasileira. Por fim, os professores Michel Gustavo de Almeida Silva e Vitor Machado apresentam em seu texto Uma Proposta de Ensino de Sociologia Sobre o Conceito de Cidadania a Partir da Pedagogia Histórico-Crítica, constando a apresentação e análise de uma sequencia didática desenvolvida a partir do entendimento acerca das dificuldades advindas do ensino de Sociologia, no contexto de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Embora com temáticas distintas, todos os textos buscam equacionar a questões implícitas no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Acreditamos que a leitura proporcionará uma forma de pensar e repensar sobre o próprio fazer educativo. Desejamos bons momentos de leitura e reflexão. Maria Da Graça Mello Magnoni Luciene Ferreira da Silva Eliana Marques Zanatapt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDocência na Educação Básicapt_BR
Título: dc.titleCadernos de Docência na Educação Básica: sociedade, educação e ciênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Básicapt_BR
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