Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Ludovico Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deorce, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-24T18:02:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-24T18:02:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Da África ao Brasil nas voltas que o mundo dá | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720431 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afrobrasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática escolar. O objetivo é a investigação de práticas educativas para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I por meio do ensino da Capoeira Angola, valorizando, neste processo, os saberes-fazeres e identidade afro-brasileira. A discussão teórica tem por base debates contemporâneos sobra a perspectiva “decolonial” como elemento de combate a discursos e práticas eurocêntricas/coloniais, especialmente nos ambientes formais de educação, dialogando com leituras sobre o universo filosófico cultural afro-brasileiro e a dimensão histórica e educativa da capoeira. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) “Edna de Mattos Siqueira Gáudio”, localizada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com a turma matutina do projeto tempo integral, crianças de 7 a 10 anos de idade, oriundas do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental I, por meio de atuação como “oficineiros”, trabalhando com aulas de Capoeira Angola duas vezes por semana. Para realizar o trabalho, recorreu-se ao método participativo, fazendo dos valores civilizatórios afro-brasileiros imanentes à Capoeira Angola (ancestralidade, oralidade, musicalidade, corporalidade, ludicidade, comunidade) fios condutores para a realização das práticas educativas em questão, utilizando também elementos da metodologia problematizadora de Paulo Freire. Conclui-se grande valia e efetividade das práticas educativas desenvolvidas ao longo da pesquisa, possibilitando a abordagem do conteúdo de história e cultura afro-brasileira de forma lúdica e participativa, indicando, assim, a Capoeira Angola como valiosa práxis educativa a contribuir na formação básica brasileira, especificamente evidenciada em nossa pesquisa, no que concerne à implementação da Lei 10.639. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,68 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | Da África ao Brasil nas voltas que o mundo dá | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Da África ao Brasil nas voltas que o mundo dá.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720431/2/Da África ao Brasil nas voltas que o mundo dá.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons