Da África ao Brasil nas voltas que o mundo dá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Ludovico Muniz-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-24T18:02:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-24T18:02:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDa África ao Brasil nas voltas que o mundo dápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720431-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afrobrasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática escolar. O objetivo é a investigação de práticas educativas para o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental I por meio do ensino da Capoeira Angola, valorizando, neste processo, os saberes-fazeres e identidade afro-brasileira. A discussão teórica tem por base debates contemporâneos sobra a perspectiva “decolonial” como elemento de combate a discursos e práticas eurocêntricas/coloniais, especialmente nos ambientes formais de educação, dialogando com leituras sobre o universo filosófico cultural afro-brasileiro e a dimensão histórica e educativa da capoeira. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) “Edna de Mattos Siqueira Gáudio”, localizada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com a turma matutina do projeto tempo integral, crianças de 7 a 10 anos de idade, oriundas do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental I, por meio de atuação como “oficineiros”, trabalhando com aulas de Capoeira Angola duas vezes por semana. Para realizar o trabalho, recorreu-se ao método participativo, fazendo dos valores civilizatórios afro-brasileiros imanentes à Capoeira Angola (ancestralidade, oralidade, musicalidade, corporalidade, ludicidade, comunidade) fios condutores para a realização das práticas educativas em questão, utilizando também elementos da metodologia problematizadora de Paulo Freire. Conclui-se grande valia e efetividade das práticas educativas desenvolvidas ao longo da pesquisa, possibilitando a abordagem do conteúdo de história e cultura afro-brasileira de forma lúdica e participativa, indicando, assim, a Capoeira Angola como valiosa práxis educativa a contribuir na formação básica brasileira, especificamente evidenciada em nossa pesquisa, no que concerne à implementação da Lei 10.639.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,68 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCapoeira Angolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
Título: dc.titleDa África ao Brasil nas voltas que o mundo dápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons