Discursos e Práticas Docentes: reflexão e ação educativa - Volume 3

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jadilson Marinho da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rafaella Sales da-
Autor(es): dc.contributor.authorSombra, Maria Rosineide Saraiva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lilian Bento de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-22T23:23:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-22T23:23:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
identificador: dc.identifier.otherDiscursos e Práticas Docentes reflexão e ação educativa - Volume 3-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720319-
Resumo: dc.description.abstractA obra intitulada “Discursos e práticas docentes: reflexão e ação educativa – Volume 3” reúne trabalhos de diversos docentes. Os autores e autoras abordam diversos temas que foram vivenciados na prática pedagógica, conforme a realidade ressignificada no contexto escolar. No capítulo 1, Cristiane Farias do Nascimento, Ângela Maranhão Santos, Janaína Vieira de Souza Pontes, Edna Maria Batista de Paiva e os autores André Carlos Monteiro, Vinícius Julião de Oliveira discorrem sobre o tema “O desenvolvimento da educação integral: distintas faces de um programa educativo”. No capítulo 2, há uma discussão sobre a contribuição da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem no ensino médio. Esse estudo apresenta algumas reflexões a respeito da ideia de que a educação oferecida em nossas escolas deve favorecer o convívio de sentimentos, emoções, conhecimentos, pensamentos, afetividade, tudo isso sendo experimentado em um mesmo espaço. No capítulo 3, as autoras Edna Maria Batista de Paiva e Cristiane Farias do Nascimento abordam sobre o tema “Gestão democrática e melhoria da qualidade do ensino”. Nesse sentido, elas apresentam subsídios para estruturar o trabalho pautado na significação do conceito da gestão democrática, na busca de uma relação de horizontalidade na escola como elemento propiciador de qualidade no processo de ensino-aprendizagem. No capítulo 4, Edna Vieira de Assis Aquino e Givanildo Pacheco de Aquino Filho analisam alguns aspectos importantes da educação financeira para o ensino médio. Nesse sentido, a autora e o autor ressaltam que as políticas educacionais para o Ensino Médio têm como principal preocupação a formação dos jovens para o mercado de trabalho, mas não oferecem uma educação financeira para esses jovens, no sentido que aprendam a aperfeiçoar a aplicação dos salários que recebem. No capítulo 5, Lívya Riff Novaes, Cristiane Farias do Nascimento, Ângela Maranhão Santos, Janaína Vieira de Souza Pontes e André Carlos Monteiro investigaram sobre a o tema “A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação superior.” Nesse sentido, destacam como a afetividade se mostra importante na motivação dos estudantes no que diz respeito às disciplinas do currículo, dos professores que as lecionam e, consequentemente, da aprendizagem escolar. No capítulo 6, Ivonete Jorge dos Santos e Claudecir Ancelmo da Silva analisam as dificuldades e perspectivas da gestão escolar democrática. Logo, eles trazem algumas considerações e conceitos pertinentes quando são abordadas as características, os princípios básicos tendo em mente como isso pode refletir no Projeto Político Pedagógico da escola. No capítulo 7, os autores há uma discussão sobre a responsabilização dos resultados das avaliações externas sobre os professores de língua portuguesa nas escolas estaduais de Pernambuco. No capítulo 8, Natali de Souza Holanda reflete sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. A autora ressalta que a escola é o espaço que tem um papel fundamental para promover o ensino de qualidade para os alunos com necessidades especiais, visando o seu desenvolvimento fazendo com que sejam de fato incluso oferecendo condições, onde os mesmos não sejam apenas integrados, por isso se faz necessário o estudo sobre a inclusão. No capítulo 9, André Carlos Monteiro, Ângela Maranhão Santos, Cristiane Farias do Nascimento e Lívya Riff Novaes investiga sobre a percepção do impacto do programa segundo tempo entre os coordenadores de núcleo do Agreste de Pernambuco. No capítulo 10, Dagoberto Augusto Neves Duarte e Robson Rayan Brandão Ramalho de Souza investigaram sobre as contribuições do número de ouro nas Ciências e nas Artes. No capítulo 11, Armando Alves de Menezes e Claudimary Laleska F. L. de Menezes discutem sobre o ensino significativo das expressões algébricas, destacando a álgebra elementar através da solução de problemas.-
Tamanho: dc.format.extent2554-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursos-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentes-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectAção Educativa-
Título: dc.titleDiscursos e Práticas Docentes: reflexão e ação educativa - Volume 3-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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