
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFPR - Campus Curitiba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Seixas, Andreza | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lemos Junior, Wilson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-18T15:14:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-18T15:14:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA: TODOS NA ESCOLA SÃO EDUCADORES: PROPOSTAS PARA O RESGATE DA IDENTIDADE DA SEÇÃO PEDAGÓGICA E ASSUNTOS ESTUDANTIS NO IFPR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720148 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é o resultado da atividade de pesquisa intitulada: “Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis: Contribuições para o desenvolvimento do trabalho dos técnicos administrativos em educação como agentes transformadores e articuladores da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná; desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa - Organização e Memórias de Espaços- Macroprojeto 6; apresentando respostas ao problema da mesma que possuam o potencial de impactar diretamente nas questões relevantes para a instituição. Justifica-se o trabalho a pesquisa foi desenvolvida no Justifica-se o trabalho pela vivência da pesquisadora na SEPAE (Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis), pela relevância do tema e pelas contribuições que se espera oferecer, pois nota-se a falta de normativas e documentos que orientem e conduzam a rotina das equipes multidisciplinares no IFPR. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as atribuições e atividades desenvolvidas na SEPAE, a fim de valorizar e incentivar o processo educativo transformador da EPT no IFPR. Durante a investigação, foram evidenciados os cargos: assistente de alunos, assistente social, pedagogo, psicólogo, técnicos em assuntos educacionais e tradutor e intérprete de libras. Optou-se pela metodologia de pesquisa Análise de Conteúdo, com questionário semiestruturado aplicado aos diretores gerais e diretores de ensino, pesquisa e extensão de 21 campi do IFPR e aos servidores lotados na SEPAE; além de estudo bibliográfico sobre o tema. Portanto, através deste relatório, apresenta-se os dados coletados com sugestões e apontamentos detalhados que corroborem ao levantamento obtido pela pesquisa, contribuindo como apoio para adequações, implementações ou esclarecimentos sobre as atribuições da Seção Pedagógica e Assunto, resgatando, assim, a identidade da SEPAE e sua relevância na formação do estudante e na efetivação do compromisso central da EPT. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização escolar. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atribuições. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Equipe multidisciplinar. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal do Paraná. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Técnico-administrativo em educação. | pt_BR |
| Título: dc.title | Relatório técnico de pesquisa : todos na escola são educadores : propostas para o resgate da identidade da Seção pedagógica e assuntos estudantis no IFPR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto-educacional-Relatorio-fichacatalografica2.pdf | RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA: TODOS NA ESCOLA SÃO EDUCADORES: PROPOSTAS PARA O RESGATE DA IDENTIDADE DA SEÇÃO PEDAGÓGICA E ASSUNTOS ESTUDANTIS NO IFPR | 3.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720148/2/Produto-educacional-Relatorio-fichacatalografica2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons