Relatório técnico de pesquisa : todos na escola são educadores : propostas para o resgate da identidade da Seção pedagógica e assuntos estudantis no IFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPR - Campus Curitibapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSeixas, Andreza-
Autor(es): dc.contributor.authorLemos Junior, Wilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-18T15:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-18T15:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherRELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA: TODOS NA ESCOLA SÃO EDUCADORES: PROPOSTAS PARA O RESGATE DA IDENTIDADE DA SEÇÃO PEDAGÓGICA E ASSUNTOS ESTUDANTIS NO IFPRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720148-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional é o resultado da atividade de pesquisa intitulada: “Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis: Contribuições para o desenvolvimento do trabalho dos técnicos administrativos em educação como agentes transformadores e articuladores da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná; desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa - Organização e Memórias de Espaços- Macroprojeto 6; apresentando respostas ao problema da mesma que possuam o potencial de impactar diretamente nas questões relevantes para a instituição. Justifica-se o trabalho a pesquisa foi desenvolvida no Justifica-se o trabalho pela vivência da pesquisadora na SEPAE (Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis), pela relevância do tema e pelas contribuições que se espera oferecer, pois nota-se a falta de normativas e documentos que orientem e conduzam a rotina das equipes multidisciplinares no IFPR. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as atribuições e atividades desenvolvidas na SEPAE, a fim de valorizar e incentivar o processo educativo transformador da EPT no IFPR. Durante a investigação, foram evidenciados os cargos: assistente de alunos, assistente social, pedagogo, psicólogo, técnicos em assuntos educacionais e tradutor e intérprete de libras. Optou-se pela metodologia de pesquisa Análise de Conteúdo, com questionário semiestruturado aplicado aos diretores gerais e diretores de ensino, pesquisa e extensão de 21 campi do IFPR e aos servidores lotados na SEPAE; além de estudo bibliográfico sobre o tema. Portanto, através deste relatório, apresenta-se os dados coletados com sugestões e apontamentos detalhados que corroborem ao levantamento obtido pela pesquisa, contribuindo como apoio para adequações, implementações ou esclarecimentos sobre as atribuições da Seção Pedagógica e Assunto, resgatando, assim, a identidade da SEPAE e sua relevância na formação do estudante e na efetivação do compromisso central da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtribuições.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquipe multidisciplinar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal do Paraná.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTécnico-administrativo em educação.pt_BR
Título: dc.titleRelatório técnico de pesquisa : todos na escola são educadores : propostas para o resgate da identidade da Seção pedagógica e assuntos estudantis no IFPRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Produto-educacional-Relatorio-fichacatalografica2.pdfRELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA: TODOS NA ESCOLA SÃO EDUCADORES: PROPOSTAS PARA O RESGATE DA IDENTIDADE DA SEÇÃO PEDAGÓGICA E ASSUNTOS ESTUDANTIS NO IFPR3,31 MBAdobe PDF/bitstream/capes/720148/2/Produto-educacional-Relatorio-fichacatalografica2.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons