Equação do 2º grau com uma incógnita - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Éderson Antônio Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Francisco Hermes Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-13T18:23:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-13T18:23:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-12-
identificador: dc.identifier.otherEquação do 2º grau com uma incógnitapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719941-
Resumo: dc.description.abstractA sequência de atividades para o ensino de equação de 2º grau foi construída dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará como produto de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado a professores e estudantes da educação básica, para ensino e aprendizagem de equação de 2º grau. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente, que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo ao qual se destina: ensinar equação de 2º grau por meio de resolução de problemas do tipo objetivo e com aporte na Teoria de Campos Conceituais do teórico Gérard Vergnaud. Este produto foi criado para proporcionar uma aprendizagem significativa e interativa sobre equação de 2º grau, considerando-se as diferentes linguagens matemáticas que possam dar significado a este objeto matemático, bem como o desenvolvimento da língua materna e algébrica como forma de argumentação e investigação matemática. Ao longo da pesquisa de mestrado (PEREIRA, 2022) que resultou neste produto foram identificadas as dificuldades de ensino e aprendizagem no estudo de equação de 2º grau e pudemos realizar uma intervenção científica relevante para o ensino de matemática que atendesse as indicações curriculares brasileiras. Dessa forma, o professor de matemática deve considerar, em suas aulas, o desenvolvimento da autonomia do aluno e sua construção gradual de conhecimento para o desenvolvimento cognitivo que permita alcançar uma aprendizagem matemática com o mínimo de lacunas epistemológicas, lhe dando o conforto de uma aula atrativa, interessante e compatível com sua realidade e capacidades. Nosso constructo se trata de uma sequência didática composta de três atividades voltadas ao ensino de equação do segundo grau, que considera, dentre outros fatores, a preparação cognitiva do educando por meio da retomada de conhecimentos prévios e uma metodologia de ensino validada empiricamente, com potencialidades qualitativas e quantitativas. Por fim, apresentaremos a instrução de todo material necessário para utilização deste produto educacional, bem como sua fundamentação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1110pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEquação do 2º grau com uma incógnita - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais