Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Aguiar, Águeda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gregório, José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-11T21:54:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-11T21:54:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | 24aÁGUEDA CARDOSO DE AGUIAR-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719842 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e matemático no tratamento dos conceitos envolvidos no tema. Um dos possíveis motivos para isso é a grande ênfase dada à matemática no Ensino de Química em Geral e no Ensino de Mecânica. A Cinética Química é imprescindível para a formação do aluno de ensino médio, desde que esse compreenda os conceitos envolvidos na velocidade das reações dentro do aspecto macroscópico, microscópico e representacional e ainda relacione com seus conhecimentos prévios e cotidianos para que esse conteúdo faça sentido. Com o objetivo de desenvolver o conteúdo Cinética Química, abrindo a possibilidade de reflexão, reconexão de conceitos e conflitos cognitivos com os conhecimentos prévios, este trabalho, desenvolvido dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta uma sequência didática com cinco aulas e um fechamento com abordagem experimental, usando, como recurso, podcast, o que proporciona uma maior motivação e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Além de relacionar os conteúdos de Cinética Química com experimentos de baixo custo, os experimentos são orientados por narrativas gravadas em áudio, podcast, de fácil disponibilidade e acesso para os alunos. As práticas foram organizadas de forma investigativa, usando também a técnica Predizer, Observar e Explicar, norteada pela teoria da Aprendizagem Significativa, com o objetivo de construir um produto educacional potencialmente significativo e acessível. Durante a execução da sequência didática, o aluno se encontra no papel de investigador e o professor atua como mediador. Os dados originados da coleta de informações foram analisados aula a aula, por meio da perspectiva análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino de Cinética Química foi facilitado pela abordagem experimental investigativa e pela utilização da técnica Predizer, Observar e Explicar, proporcionando aos alunos a discussão e a reflexão de muitos fenômenos cinéticos, o que traz, muitas vezes, o conflito cognitivo e torna possível ao aluno repensar seus subsunçores e reorganizá-los. O podcast, como meio orientador das aulas práticas, proporcionou um ambiente onde o aluno é mais ativo, participativo e independente do professor que, de fato, trabalha como mediador do processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 305 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino de Cinética Química: uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
24aÁGUEDA CARDOSO DE AGUIAR-Produto.pdf | 297,72 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719842/2/24aÁGUEDA CARDOSO DE AGUIAR-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons