Sequência didática para o ensino de Cinética Química: uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Aguiar, Águeda-
Autor(es): dc.contributor.authorGregório, José-
Autor(es): dc.contributor.authorRaupp, Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-11T21:54:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-11T21:54:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
identificador: dc.identifier.other24aÁGUEDA CARDOSO DE AGUIAR-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719842-
Resumo: dc.description.abstractA Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e matemático no tratamento dos conceitos envolvidos no tema. Um dos possíveis motivos para isso é a grande ênfase dada à matemática no Ensino de Química em Geral e no Ensino de Mecânica. A Cinética Química é imprescindível para a formação do aluno de ensino médio, desde que esse compreenda os conceitos envolvidos na velocidade das reações dentro do aspecto macroscópico, microscópico e representacional e ainda relacione com seus conhecimentos prévios e cotidianos para que esse conteúdo faça sentido. Com o objetivo de desenvolver o conteúdo Cinética Química, abrindo a possibilidade de reflexão, reconexão de conceitos e conflitos cognitivos com os conhecimentos prévios, este trabalho, desenvolvido dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta uma sequência didática com cinco aulas e um fechamento com abordagem experimental, usando, como recurso, podcast, o que proporciona uma maior motivação e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Além de relacionar os conteúdos de Cinética Química com experimentos de baixo custo, os experimentos são orientados por narrativas gravadas em áudio, podcast, de fácil disponibilidade e acesso para os alunos. As práticas foram organizadas de forma investigativa, usando também a técnica Predizer, Observar e Explicar, norteada pela teoria da Aprendizagem Significativa, com o objetivo de construir um produto educacional potencialmente significativo e acessível. Durante a execução da sequência didática, o aluno se encontra no papel de investigador e o professor atua como mediador. Os dados originados da coleta de informações foram analisados aula a aula, por meio da perspectiva análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino de Cinética Química foi facilitado pela abordagem experimental investigativa e pela utilização da técnica Predizer, Observar e Explicar, proporcionando aos alunos a discussão e a reflexão de muitos fenômenos cinéticos, o que traz, muitas vezes, o conflito cognitivo e torna possível ao aluno repensar seus subsunçores e reorganizá-los. O podcast, como meio orientador das aulas práticas, proporcionou um ambiente onde o aluno é mais ativo, participativo e independente do professor que, de fato, trabalha como mediador do processo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent305 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinética Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Investigativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleSequência didática para o ensino de Cinética Química: uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons